COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública itinerante atende população do Jardim Santo Inácio

02/04/2012 14:23 | Por

A Defensoria Pública participou neste sábado (31) de mais uma edição do projeto Sociedade nos Bairros, realizado pela Rádio Sociedade AM no Jardim Santo Inácio, com a Defensoria Itinerante. Na ocasião, defensores prestaram atendimento à moradores do bairro, encaminhando para os núcleos correspondentes às demandas de casa assistido.

Para a defensora Ariana Sousa, a participação do órgão nestes eventos é uma forma da instituição estar mais perto da população, conhecendo melhor suas demandas e orientando-a quanto ao aspecto jurídico, encaminhando ao núcleo competente para a solução dos conflitos, "o evento também contribui no trabalho diário. É uma forma de levar as experiências vividas nesses eventos para o cotidiano, na condução de mediações, dos processos, aprimorando cada vez mais o trabalho", declara a defensora.

A doméstica Sueli Costa procurou o espaço destinado ao órgão no evento para pedir auxílio em processo de pensão alimentícia. Ela, que há três anos tenta na justiça dar entrada no caso acredita que agora, com a ajuda da Defensoria, vai conseguir ter seus direitos cumpridos.

O defensor e coordenador executivo das regionais, Ricardo Carillo Sá, também participou do projeto e destacou a oportunidade de a defensoria estar próxima a população, porque geralmente os eventos são realizados em dias não comerciais, quando o povo pode comparecer e tirar suas dúvidas. "Atendemos casos diversos. Encaminhamos o assistido, acompanhamos andamento de processos, direito de família, e até trabalhista, que não é nossa área. Apesar de o atendimento durante a semana ser justificado, muitos empregadores não aceitam que o funcionário saia para resolver problemas então eles aproveitam a presença da defensoria para pedir assistência", afirma.

Participaram do projeto Secretaria Municipal de Saúde, PROCON, Defensoria Pública, LBV, Secretária Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direito do Cidadão-SETAD, Coelba, Embasa, Polícia Militar e Tribunal de Justiça.