COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública marca presença por mais um ano na Lavagem do Bonfim

14/01/2016 19:33 | Por Luana Rios DRT 4867/BA

Do Comércio ao Bonfim, defensores públicos, servidores e estagiários da instituição percorreram 8 km celebrando também os 30 anos da instituição

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve presente na Lavagem do Bonfim, em Salvador, nessa quinta-feira, 14. Em meio a autoridades, personalidades e cidadãos baianos, defensores públicos, servidores e estagiários da instituição caminharam da Basílica Nossa Senhora Conceição da Praia até à escadaria da Igreja do Bonfim agradecendo e celebrando os 30 anos da Defensoria Estadual, completados em dezembro de 2015, cada vez mais próxima da população do Estado.

Neste ano, a DPE levou para as ruas uma faixa com o tema "30 anos na garantia dos direitos do cidadão". De acordo com o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, já é cultura da instituição acompanhar o cortejo por ser um ato não só religioso, mas de afirmação política de fortalecimento institucional. "Como representa o povo, é importante que a Defensoria Pública esteja presente não só no Carnaval, mas em todas as festas populares para aproximar a instituição do cidadão", considerou.

Posicionamento que foi corroborado pelo subdefensor público geral, Rafson Ximenes: "A Defensoria tem que estar presente sempre onde o povo está. Ninguém pode negar que o sincretismo religioso é a nossa herança que veio da África e que juntou com a cultura europeia, formando um elemento cultural que é muito valorizado pela população baiana. Então, nesse ou em qualquer outro evento em que se juntem elementos da nossa cultura, a Defensoria estará presente divulgando o que faz para a população", afirmou .

Enquanto se dirigiam à Colina Sagrada, defensores públicos, servidores e estagiários também distribuíram panfletos para divulgar o novo aplicativo móvel da Defensoria Pública, lançado em dezembro. A ferramenta é mais um canal de comunicação do cidadão com a instituição em qual, segundo a ouvidora-geral da DPE, socióloga Vilma Reis, grande parte da população baiana confia. "Aqui é um ato religioso, mas também um espaço de levantar bandeiras da sociedade. Fortalecer a Defensoria e continuar ampliando sua conexão com a sociedade é uma bandeira importantíssima. É isso que a Defensoria veio fazer aqui", conclamou.

A diretoria da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia – ADEP/BA, tendo à frente a presidente Ariana Sousa, também marcou presença na caminhada à Colina Sagrada, lado a lado com a DPE/BA, ressaltando em uma faixa pontos de luta da classe.

ENGAJAMENTO

Para a defensora pública Walmaria Silva, que acompanha a participação da Defensoria Pública na Lavagem do Bonfim há sete anos, esse é o momento de colaborar para que a instituição seja percebida. "Sempre eu carrego a faixa e tenho o maior prazer de vir para a minha instituição ficar conhecida", afirmou. Já para o estagiário de nível médio da DPE, Henrique Paulo Dias, de 24 anos, a experiência é nova. "Para mim, está sendo muito interessante. Nunca tinha participado da Lavagem do Bonfim antes e, juntamente, com o pessoal da Defensoria que está aqui presente me sinto muito lisonjeado", avaliou. O servidor da DPE Carlos Santos Silva já perdeu a conta de quantas vezes já participou da Lavagem do Bonfim com a instituição. "Eu sou veterano. Para mim, é sempre um prazer fazer alguma coisa pela Defensoria Pública porque ela corre no meu sangue".

O ouvidor-geral da Bahia, Yulo Oiticica, aproveitou o momento para saudar o defensor-geral, Clériston de Macêdo, e desejou que o Senhor do Bonfim abençoe sempre toda a equipe da Defensoria Estadual. "Essa é a Defensoria Pública da Bahia que tem muita fé e, por isso, vai a pé até à Colina Sagrada com mento forte de saudar o Senhor do Bonfim, de saudar Oxalá. Essa é uma Defensoria, que tem fome e sede de justiça, tem sido instrumento fundamental na defesa da vida, da justiça e dos direitos humanos na nossa Bahia", disse.

Confira outras fotos do cortejo da Lavagem do Bonfim na página da Defensoria Pública da Bahia no Flickr, clicando aqui