COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública orienta moradores do Barro Branco e Lobato

01/06/2015 19:55 | Por Luana Rios DRT 4867/BA

A Defensoria Pública da Bahia orientou, na quinta-feira (30), cerca de 70 moradores do Barro Branco e do Lobato que perderam suas casas por conta das fortes chuvas que caíram em Salvador durante os últimos 60 dias. As defensoras públicas Alexandra Soares e Bethânia Ferreira prestaram esclarecimentos à população, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro do Alto do Peru, sobre como garantir o pagamento dos auxílios moradia e emergência – acordados com a Prefeitura, além de orientá-los sobre a participação no programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

"Eles estavam confusos sobre o que poderia ser feito nesse momento, para onde iriam. Trabalharemos com a comunidade e dialogando com a Prefeitura sobre os planos de ações para esses locais", conta Alexandra. Para ajudar a Defensoria Pública no acompanhamento, um grupo de trabalho com representantes comunitários também foi criado durante o encontro.

Além dessas primeiras orientações, as defensoras públicas realizaram o cadastramento dos moradores no programa Minha Casa, Minha Vida, com pedido de prioridade no sorteio de contemplação – destinado a pessoas que se encontram em áreas de alto risco e/ou desabrigadas."É importante que a Defensoria continue acompanhando esse trabalho não só para atuar em relação aos deslizamentos ocorridos, mas monitorar e adotar uma atuação preventiva junto ao Município e ao Estado", pontua Bethânia.

Um novo encontro está marcado para esta terça-feira (02), às 10h, no Núcleo de Regularização Fundiária da Defensoria Pública, quando os líderes comunitários dos bairros vão apresentar o levantamento dos moradores que ainda estão em situação irregular, ou seja, não estão recebendo os auxílios moradia e emergência.