COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública participa da 5ª Edição do Projeto Haja
Cerca de 57 pessoas foram atendidas na manhã deste sábado, 21
Na manhã deste sábado, 21, moradores do bairro de São Caetano e adjacências, receberam orientação jurídica da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA durante o evento promovido pelo Projeto Haja. Na ocasião, foram oferecidos à população, serviços que são prestados na Instituição, sendo as principais demandas nas áreas da família e da saúde. Cerca de 57 pessoas foram atendidas.
A defensora pública Guiomar Novaes ressaltou a importância dos atendimentos nos bairros: “A ideia é descentralizar o atendimento defensorial, trazendo o defensor público para as comunidades carentes, que muitas vezes têm dificuldades de acesso as unidades da DPE. As pessoas se sentem protegidas com a presença de um defensor, que é seu representante diante à justiça e a sociedade”.
Segundo Cleide Ribeiro, moradora do bairro há 20 anos, conta que a presença da Defensoria nos bairros traz segurança para população. “Muitas pessoas não sabem da existência da Defensoria, e quando tem esses atendimentos nos bairros, elas têm a oportunidade de conhecer um órgão onde seu problema pode ser resolvido.”
Encaminhamentos de casos, como o de Alaide Ribeiro, também foram realizados pela Defensoria. A senhora de 70 anos de idade, sofreu um Acidente Vascular Cerebral – AVC há quatro anos e precisa de uma visita do Centro Médico de Saúde – CMS em sua residência para identificar a sua situação médica. “Ela precisa realizar exames e ter acompanhamento diário de um fisioterapeuta mais próximo de casa. Com o atendimento da Defensoria aqui no bairro, tive mais facilidade de ajudá-la, pois o deslocamento com ela na cadeira de rodas para buscar ajuda é muito difícil”, conta Raimundo Santos.
Estiveram presentes também os defensores públicos Armando Fauaze, Walmary Pimentel e Eliana Reis, além de servidores e estagiários da DPE/BA.
O PROJETO
Com dois anos de existência, o intuito da ação é oferecer a população mais carente, serviços básicos de saúde e bem estar. O Projeto Haja atua nos bairros periféricos de Salvador, com apoio voluntário de instituições como a Defensoria Pública e o Instituto Embelleze.
No dia 15 de setembro, acontece a 6ª Edição do Super Haja, desta vez na Praça do bairro de Sete de Abril.