COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública participa da posse de novo chefe do MP baiano

26/03/2014 15:49 | Por
Tomou posse na tarde desta quarta-feira, (12), o novo chefe do Ministério Público da Bahia, o procurador-geral de Justiça, Márcio José Cordeiro Fahel. A cerimônia reuniu os chefes dos Poderes Executivo estadual e municipal, do Judiciário e da Defensoria Pública do Estado, do Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região, Tribunal de Contas do Estado e dos Municípios, além de procuradores e promotores de Justiça, magistrados, defensores públicos e servidores do MP, que lotaram o auditório da sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia.

A defensora pública geral, Vitória Beltrão Bandeira, integrou a mesa de autoridades que prestigiaram a posse do novo procurador geral e deram as boas vindas a Márcio Fahel. "Em sua chegada, o procurador-geral demonstrou uma postura aberta ao diálogo e à pluralidade. Reafirmou o compromisso do Ministério Público em considerar as diversidades e a transversalidade com o objetivo de interagir com todos os segmentos sociais. Nesse sentido, a expectativa é muito positiva, pois entendo que a eficiência do sistema de Justiça depende de todos os atores que integram tal conjunto", pontuou.

Em seu discurso de posse, Márcio Fahel agradeceu aos familiares, amigos e presentes, e falou do desafio em chefiar uma instituição que, para ele, tem no diálogo e pluralidade suas principais características. Ele aproveitou a oportunidade para lembrar o filme "Um violonista no telhado" - um retrato da luta pela sobrevivência dos judeus em um mundo de constante mutação e plural. "A metáfora é a perfeita representação da invejável perseverança humana e fala sobre como lidar com os conflitos sociais, com a diversidade e a pluralidade", pontuou (sugiro destacou).

Márcio José Cordeiro Fahel foi o escolhido pelo governador Jaques Wagner para chefiar o Ministério Público do Estado da Bahia nos próximos dois anos, depois de ser o candidato mais votado em eleição realizada pela Instituição no último dia 24 de fevereiro. Ele compôs lista tríplice com os promotores de Justiça Ediene Lousado e Millen Castro. Fahel substituirá o atual procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva, que comandou o MP nos últimos quatro anos.

O novo chefe do Ministério Público baiano tem 42 anos e é natural de Itabuna. Foi empossado como promotor de Justiça em 1993, atuando nas Promotorias de Justiça de Mucuri, Aurelino Leal, Ibicaraí e de Itabuna, onde coordenou a Promotoria Regional. Em 2009, foi promovido para Salvador, e atuou na 1º Promotoria de Justiça Criminal e na 6ª Promotoria de Justiça da Cidadania. Nos últimos anos, ele ocupou os cargos de assessor especial, coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e de secretário-geral do Ministério Público. Antes de disputar a eleição, Fahel era chefe de Gabinete do procurador-geral de Justiça.

PACTO PELA VIDA

O governador Jaques Wagner e os chefes da Defensoria Pública, MP, presidente do TJ, secretários estaduais de Comunicação e Segurança Pública, entre outras autoridades, voltaram a se encontrar nesta quinta-feira (13), durante reunião do Comitê Executivo do Pacto pela Vida. No encontro, foram divulgados dados que apontam uma redução nos números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) - aqueles que envolvem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte - uma diminuição de 11,7% em Salvador, no mês de fevereiro, em comparação ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos meses de janeiro e fevereiro deste ano, os números de CVLIs em Salvador continuaram em queda. Do início do ano até 28 de fevereiro, foram registrados 237 crimes violentos, contra 282 casos no ano passado.

A reunião marcou as primeiras participações do desembargador Eserval Rocha, presidente do TJ e Márcio José Cordeiro Fahel, novo chefe do M.P, empossados em fevereiro e no último dia 12, respectivamente. Já Robinson Almeida, atual secretário de Comunicação, deixa a coordenação executiva do Programa para concorrer às próximas eleições.