COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública participa de lançamento da Unicorp/TJ
A Defensoria Pública do Estado da Bahia marcou presença no lançamento da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia – Unicorp na tarde desta quarta (18). O centro de ensino tem como objetivo institucionalizar e promover a gestão do conhecimento por meio de um processo permanente de educação profissional para magistrados e servidores da instituição. “Essa iniciativa é extremamente importante, pois traça o perfil do profissional que se pretende ter. É a aplicação do conhecimento prático e teórico, resultando em um maior nível de capacitação dos servidores”, pontua a defensora pública e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, Maria Célia Padilha.
A diretora da Esdep acredita ainda que demais instituições, inclusive a Defensoria venham abraçar essa idéia. Para a defensora pública geral do Estado, Tereza Cristina Ferreira, o lançamento da Unicorp é um marco, no que se refere à promoção de conhecimento para os servidores. “Essa Universidade é uma ferramenta fundamental para fortalecer o compromisso do servidor público com sua missão na organização em que ele realiza seu trabalho, gerando melhor resultado para quem precisa do sistema de justiça, que é o cidadão”.
Acreditando no conhecimento como diferencial para alcançar resultado de qualidade, a coordenadora da Unicorp, Cecília Neri, afirma: “investir no servidor é uma condição imprescindível, pois a instituição capacitando-os de forma integral, todos ganham, principalmente aquele quem vai receber o serviço”, afirma. O conferencista, Marco Aurélio Vianna, consultor executivo, revela que “é preciso ensinar com seriedade, de forma agradável e que busque, acima de tudo, resultados”.
Site - Na oportunidade, foi lançado o portal da Unicorp (www.tjba.jus.br/unicorp), já disponível na internet. A página eletrônica da Unicorp traz um link para as aulas de Ensino À Distância (EAD), material didático, área para a divulgação de trabalhos e cursos oferecidos. Contém ainda um blog sobre a língua portuguesa, de autoria da professora Maria de Lourdes Siqueira, acesso à biblioteca do Tribunal de Justiça, além de espaço para a divulgação de notícias e podcast.
Resolução 22/2008
A Universidade Corporativa foi criada mediante Decisão Plenária de 21 de novembro de 2008, instituída pela Resolução nº 22/2008, com a finalidade de planejar, implantar, consolidar e expandir sistema integrado de educação corporativa no Tribunal de Justiça.