COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública participa de mais uma reunião do Fórum de Combate à Violência da Pessoa com Deficiência
Foram registradas 627 denúncias de pessoas com deficiência apenas em 2018
Pensando em uma melhor forma de combater a violência contra as pessoas com deficiência, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participa do Fórum de Combate à Violência da Pessoa com Deficiência, que existe mensalmente há mais de um ano. Nesta segunda-feira, 10, a Instituição participou de mais uma reunião do Fórum, realizada na sede da DPE/BA, em Sussuarana, Salvador.
De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, apenas em 2018, foram registradas 627 denúncias de pessoas com deficiência. As principais denúncias por tipo de violação foram sobre negligência, violência psicológica e física. Os planos de capacitação para o Carnaval de 2019 de forma efetiva foi outra pauta também discutida.
A defensora pública Cláudia Ferraz, que atua na defesa das pessoas com deficiência, comentou sobre as reuniões deste ano, que começaram a ser itinerantes – cada uma em um órgão – e falou sobre a pauta de hoje: “o foco principal da reunião foi ouvir os coordenadores do Disque 100 para termos dados e construirmos um fluxo do Fórum, para que as denúncias recebidas pelo Disque 100 sejam concentradas em um órgão (ainda em definição) e depois encaminhadas para obter uma maior resolutividade”.
Representantes do Ministério Público da Bahia – MP/BA, do Tribunal da Justiça da Bahia – TJ/BA, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS e do Ministério de Direitos Humanos -MDH, participaram da reunião.