COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública participa de roda de conversa sobre a trajetória da mulher negra na sociedade

22/11/2018 17:49 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686 (Texto e foto)

Evento foi realizado no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

 

No mês marcado pelo combate ao racismo, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou nesta quinta-feira, 22, da roda de conversa – A trajetória da mulher negra na sociedade. O evento foi realizado no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares, no bairro dos Barris.

A representante da sociedade civil na Instituição e ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis, destacou entre outros aspectos a desigualdade existente no Brasil. “Nós vivemos em um país que é absurdamente segregado. Vivemos em um país onde as pessoas buscam o discurso fácil da igualdade racial, mas a igualdade é uma mera palavra de formalidade. Nós sabemos que o país não tem igualdade entre homens e mulheres, entre brancos e negros, entre sulistas e nordestinos, entre quem está no contexto rural e quem está no contexto urbano. Estamos em uma sociedade extremamente violenta e anti-mulher”, afirmou Vilma Reis.

A defensora pública Lívia Almeida falou sobre a Lei Maria da Penha, pontuando que diante de tudo que os negros fizeram por este país, um dia de consciência negra está barato. “Viemos aqui para firmar o compromisso institucional, contra a violência doméstica, contra a violência de gênero e contra o racismo institucional”, garantiu a defensora pública.  Também participaram do evento o defensor público Rodrigo Assis, a advogada Mônica Cavalcanti e a capitã PM Scheila Barbosa.