COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública participa de seminário sobre envelhecimento

25/05/2016 22:49 | Por Luciana Costa - DRT 4091 (Texto e fotos)
Direitos da pessoa idosa foram discutidos na ocasião

A Defensoria Púbica do Estado da Bahia – DPE/BA participou nesta quarta-feira, 25, do Seminário Falando sobre o Envelhecimento, realizado no Teatro Sesc Casa do Comércio. Na ocasião, foram discutidos diversos assuntos como: a situação do idoso na contemporaneidade, avanços, limites e possibilidades para o envelhecimento saudável. A subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Laise Carvalho, representou a Instituição.

Questões sobre o envelhecimento permearam os debates do seminário, que contou a com a presença de gerontólogos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais. Além disso, participaram membros do Conselho Municipal do Idoso, alunos da Faculdade Livre da Maturidade e representantes da sociedade civil.

"Houve um crescimento da população idosa, mas nem o Estado e nem a família se preparou para esse cenário. O Estado não preparou políticas públicas para garantir os direitos dessas pessoas. Por isso, a demanda da Defensoria nessa área vem crescendo e estamos buscando sempre fazer o melhor, de forma que a pessoa seja bem atendida", destacou a subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Laise Carvalho.

Ainda de acordo com a defensora pública Laise Carvalho, a presença da Defensoria Pública em atividades como essas, em que se tem a oportunidade de levar conhecimento e orientação para as pessoas sobre a atuação do órgão é de fundamental importância: "Para que as pessoas possam exigir e lutar pelos seus direitos, elas têm que conhecê-los", concluiu.

Para o presidente do Conselho Municipal do Idoso, padre José Carlos Silva, a pessoa idosa tem que se empoderar das ferramentas políticas. Caso contrário, corre o risco de ficara mercê das decisões tomadas por terceiros. "Ir as ruas e lutar pelos nossos direitos também é nosso papel", disse Silva.

Presidente da Asaprev / Casa do Aposentado, Marcos Barroso repartiu da linha de pensamento do padre José Carlos e afirmou que a experiência da pessoa idosa pode contribuir para a melhora do cenário de crise política e econômica atual do país.