COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública participa de Sessão Especial em homenagem à Consciência Negra

22/11/2010 18:08 | Por

Com o tema "Pela Vida da Juventude Negra", o deputado estadual, Bira Coroa, realizou, na última quinta - feira (19), Sessão Especial na Assembléia Legislativa, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra (20). O defensor público geral em exercício, Erico Novais Penna integrou a mesa da Sessão junto a demais autoridades políticas e do Judiciário, além da sociedade civil.

A sessão mostrou experiências exitosas nas organizações sociais e religiosas em programas de desenvolvimento em diversos campos da juventude negra. Cinco subtemas foram escolhidos para serem debatidos no plenário: Comunicação, Mercado de Trabalho, Ponto de Cultura, Quilombos Educacionais, Terreiros de Candomblé enquanto instrumento de orientação social.

O Dia da Consciência Negra que é celebrado em 20 de Novembro foi instituído para a reflexão sobre a promoção da igualdade e inserção do negro na sociedade brasileira. Esta data passou a ser celebrada no país por ter sido o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O dia celebrado desde a década de 1960 tem sido mais evidenciado nos tempos atuais. Em sua explanação, o defensor, Erico Novaes pontuou a relevância destas reflexões e falou sobre a Defensoria Pública enquanto instrumento que a população negra do estado - cerca de 80% da população baiana - dispõe para acessar a Justiça em seus variados campos. "A Defensoria Pública tem um lado a defender e assim o faz. Esta é a instituição que esta população tem e deve buscar para que possam garantir a defesa de seus direitos. Jovens negros, homes e mulheres, religiosas de matriz africana ou não, precisam ter na Defensoria sua porta de entrada para serem respeitados e defendidos perante à Lei", pontuou o defensor.

"Temos comemorado o Dia da Consciência Negra desde o início do mandato, sempre ressaltando temas ligados a valorização e importância desse dia. Este ano estamos promovendo ações durante toda esta semana, destacando o tema Pela Vida da Juventude Negra, por expressar o resgate do segmento social que mais sofre com falta de oportunidades, geradas pelas dívidas históricas que ocorreram por mais de 300 anos de escravização. Nesta sessão buscamos mostrar experiências que estão ajudando a combater os riscos para a jovens negros de baixa renda", disse o deputado Bira Coroa. Presente na sessão, o promotor de Justiça da Cidadania e Combate ao Racismo Cícero Ornellas, que representou o Ministério Público do Estado anunciou a instauração de Inquérito Civil Público para apurar denúncias de extermínio da juventude negra propagadas por militantes do movimento Negro na Bahia.