COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública participa de sessão especial em homenagem ao Dia do Idoso

26/11/2014 15:40 | Por

A Defensoria Pública da Bahia participou na última quarta-feira (12), de sessão solene em comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, proposta pelo deputado estadual José de Aritméia (PRB) - presidente da Comissão de Saúde da Casa. Em exercício da subcoordenação da Especializada do Idoso, o defensor público João Gavazza representou a Instituição.

Durante a cerimônia, que aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, foram apontadas as necessidades e cuidados fundamentais dirigidos às pessoas idosas. "Estamos comemorando 11 anos do Estatuto do Idoso que regula os direitos básicos para aqueles acima dos 60 anos.Apesar de já contarmos com grande número de idosos, ainda é constante o desrespeito, mesmo com o Estatuto", destacou o presidente da sessão.

Apesar de o Brasil já contar com grande número de pessoas idosas, ainda é constante os casos de violência contra esse grupo populacional, principalmente no ambiente familiar. De acordo com dados de 2013 do Disque 100, serviço gratuito de denúncias por telefone da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, filhos e netos são os principais agressores e as mulheres são as principais vítimas. Entre os 71.358 suspeitos de agressão mencionados nas denúncias, os filhos foram apontados como agressores em 36,6 mil vezes, ou 51,5% do total. Já os netos estão entre os responsáveis por 5,9 mil casos, ou 8,25%. As vítimas são do sexo feminino em 28,3 mil, ou, 64% dos casos.

A Defensoria Pública atua na defesa dos direitos e proteção de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. São casos de homens e mulheres, a partir dos 60 anos, que procuram a Instituição por serem vítimas de desamparo, abandono, violência física ou psicológica, impossibilidade de manter sua própria subsistência, entre outras pessoas idosas que sofram algum tipo de risco social podem procurar a Especializada do Idoso. É importante levar os documentos pessoais e comprovante de residência.

Além da Defensoria Pública, participaram ainda do evento o subsecretário Reginaldo Silva, representante da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Grupo Calebe da Igreja Universal, Pastor Nailton de Jesus; o vereador Everaldo Augusto; a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso, Laura Maria de Argollo Campos; a diretora da Faculdade da Felicidade, professora Maria Lúcia Carvalho Palmeira; o médico geriatra, Lucas Kuhn; geriatra do Abrigo D. Pedro Segundo, Marília Bastos; presidente do Conselho do Idoso de Feira de Santana, Cassilda Miranda da Silva; presidente do Instituto de Advogado Previdenciários da Bahia, Marcos Barroso; e o presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Padre Zé Carlos.

Com informações da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)