COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública participa do I Fórum da Rede de Cuidados às Pessoas em Situação de Rua do Centro

26/11/2015 22:41 | Por Dilson Ventura - estagiário (Texto e fotos)

Na Rede a DPE/BA trabalha para garantir os direitos da população em situação de rua

Nesta quinta-feira, 26, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou do I Fórum da Rede de Cuidados às Pessoas em Situação de Rua do Centro Histórico de Salvador, no auditório do Centro Universitário da Unijorge, Comércio. A assistente social da Equipe Multidisciplinar da Especializada de Direitos humanos da DPE/BA, Meire Gomes, palestrou sobre cidadania, demonstrando a importância da instituição na Rede de Cuidados às Pessoas em Situação de Rua.

"A participação da Defensoria na rede é importante porque tenta efetivar não só os decretos, mas também a garantia do direito de as pessoas terem acesso à saúde. É uma grande contribuição em prol das pessoas em situação de rua para garantir os direitos que já são deles pela Constituição Federal", disse a assistente social Meire Gomes.

Acrescentou, ainda, as ações que a Defensoria Pública da Bahia faz em prol das pessoas em situação de rua no Centro Histórico de Salvador. "Disponibilizamo-nos sempre para os atendimentos nas demandas que nos são apresentadas. Na saúde, enquanto equipe, lutamos pela garantia desses internamentos, na garantia de medicação e na garantia de inserirmos os equipamentos para o abrigo; a Defensoria sempre é solicitada na perspectiva de garantir os direitos que já estão assegurados", explicou Meire.

COLABORADORES

Lúria Andrade, representante da Secretaria de Saúde do Estado, explicou sobre as políticas públicas feitas pela instituição em que trabalha. "A partir do momento que a gente entendeu a importância do ‘consultório na rua' e implantou no Município, a Secretaria começou a olhar para a população em situação de rua de outra forma – com mais cuidado. Sempre soubemos que essa demanda existia, ela era cuidada sim de alguma maneira, mas o ‘consultório na rua' veio para entender que população era essa e como a gente precisava cuidar dela", disse Lúria.

Uma das organizadoras do evento, Sandra Carvalho, disse que eventos como esse são importantes para vários fatores. "É importante para os estudantes como todo, porque a situação de rua é um fenômeno que atravessa várias profissões; é importante para os profissionais que trabalham com a população em situação de rua, pois é um espaço em que eles podem interagir uns com os outros, qualificando-se, já que estão no mesmo espaço ouvindo como está sendo feito o trabalho e também é muito importante para a população de rua em que recebem os cuidados. Então criar espaço, reunir pessoas que possam falar sobre a situação de rua é de suma importância, pois nos debruçamos para conhecer mais", falou Sandra demonstrando o valor desses tipos de encontros.

De acordo com a médica, Julyana Quintino, que trabalha no "consultório na rua" no Centro Histórico da Capital, é importante trabalhar em conjunto em prol dessa causa. "Às vezes parece que trabalho na Unidade de Saúde da Família, se eu precisar que algum usuário vá pra lá ou fizer algum serviço que só possa fazer na Unidade eu chego lá vou e faço como se eu participasse também desse lugar. No dia a dia achamos que isso não é possível, mas isso é possível. Mostrar a importância do trabalho em rede é uma das importâncias do seminário", desabafou Quintino, que acredita que a rede está fazendo um trabalho de reparação.

RESULTADOS ALCANÇADOS PELO TRABALHO DA DPE/BA (dados até setembro/2015)

  • 94 assistidos contemplados com auxílio aluguel

  • 334 assistidos contemplados pelo Bolsa Família (informações da SEMPS)

  • Abrigos para 200 pessoas

  • Parcerias com Universidades e Faculdades