COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública realiza mais um mutirão da ONG Abraço à Microcefalia

15/03/2018 18:06 | Por Amanda Santana - DRT/BA - 5666

Evento ocorreu no bairro da Saúde e a próxima edição realizada pela Defensoria Pública será no dia 05 de abril

Com o objetivo de oferecer e levar apoio jurídico aos pais das crianças portadoras de Microcefalia, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou mais um Abraço à Microcefalia, que ocorreu hoje, 15, na escola Casa da Providência, no bairro da Saúde.

Joenice Figueiredo Tavares, de 24 anos, mãe de Kesia, de dois anos e cinco meses, declarou a gratidão que sente pelo evento: “Este projeto veio para nos abraçar. Através dele, temos o benefício para as crianças nos simples detalhes. Estamos sendo ajudados e eu me sinto muito feliz e eu agradeço a Deus por ter este projeto no nosso caminho”.

Já Ana de Cássia Melo Bonfim Barbosa, de 44 anos, mãe de Juan, de dois anos e dois meses, nos informou, enquanto esperava para ser atendida pela Defensoria Pública, que tentou colocar seu filho na creche, só que o mesmo não foi contemplado, apesar de estar precisando da vaga, pois não possui condições de matricular em uma escola particular.

Ina Mairique Santos Pereira, de 25 anos, mãe de Gabriel, de dois anos e nove meses, também estava à procura da Defensoria Pública com o mesmo problema de Ana Cássia para verificar o que poderia ser feito e reafirmou a fala dela: “A Defensoria nos ajuda a esclarecer quais são nossos direitos, já que quando temos um filho com necessidades especiais, ficamos com muitas dúvidas. E isto é muito importante para mim”.

De acordo com o subcoordenador da Especializada de Cível e Fazenda Pública, Gil Braga, uma vez ao mês a Defensoria Pública irá ao evento para atender as famílias. Porém, se algo urgente acontecer durante este período, eles podem comparecer imediatamente ao Jardim Baiano para proceder com o atendimento deles.

“A DPE/BA compreende que a doença não é apenas a microcefalia, então temos atendido à todos pais que possuem os filhos portadores das doenças decorrentes de Zika Vírus e Chikungunya, é importante este sensibilização e apoio à família”, explica a subcoordenadora da Especializada de Família, Donila Fonseca.

A defensora pública ressaltou que a DPE/BA realizou mais uma vez o evento, junto à comunidade, para tentar ajudar, atender, amparar e pelo menos assegurar o acesso à Justiça e as necessidades das mães, como locomoção e serviços de saúde.

Hoje, 15, cerca de 80 mães com seus filhos compareceram ao local. A Defensoria Pública realizará uma vez por mês este evento e a próxima ação será no dia 05 de abril. O evento contou, também, com a participação da Defensoria Pública da União – DPU.