COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública prepara servidores para receberem estagiários com Transtorno do Espectro Autista
O curso de preparação foi ministrado nesta quarta-feira, 17, na Esdep.
Inclusão. Essa é a palavra-chave que define a parceria que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA está desenvolvendo com o Projeto Fantástico Mundo Autista – Projeto FAMA. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2014 para tratar das questões das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA. O curso ministrado para os servidores explicou em detalhes o TEA, como entender as limitações, como agir diante de certas situações, e o principal, qual a melhor forma de acolhimento desses novos colaboradores da Instituição.
Para a pedagoga Patrícia Teodolina, que tem um filho com autismo, uma das principais preocupações da associação é para onde vão as pessoas com autismo quando crescem. “Infelizmente a resposta é que eles fazem tudo no ambiente doméstico. Da varanda para cozinha, da cozinha para o banheiro, mesmo meninos com altíssimo potencial. A gente trabalhar tanto, suar tanto, investir tanto, para quando chegar lá na frente esse menino voltar para casa e ficar sem fazer nada, não é possível. Disso tudo surgiu o Projeto Fama”, explicou Patrícia Teodolina.
A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep, Firmiane Venâncio, explicou que inicialmente serão quatro estagiários que serão divididos nas diversas unidades da DPE/BA como a Casa de Acesso à Justiça I, a sede administrativa do CAB e a própria Esdep. “Surgiu a ideia de viabilizarmos aquilo que é mais difícil para um estudante com o Transtorno, que é inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, porque requer uma preparação e a Defensoria Pública e a Esdep têm procurado fazer”, considerou Firmiane Venâncio.
Para o servidor da Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente, Cleyton Mariano de Araújo, a iniciativa da Defensoria Pública está de parabéns. “É imprescindível que nós enquanto servidores da Instituição tenhamos este treinamento, para ter a devida dimensão de como lidar com aqueles que têm limitações, mas que nem por isso devem ser excluídos do convívio social”, disse Cleyton Mariano. Os novos estagiários começarão a estagiar no próximo dia 22.