COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública promove evento de Passaporte Cultural para estagiários do Ensino Médio
Objetivo foi apresentar os benefícios do ID Jovem, como meia entrada para eventos culturais, esportivos e desconto em transportes coletivos
Com o objetivo de apresentar o programa ID Jovem aos estagiários de nível médio, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou o evento Passaporte Cultural, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia – Esdep, nesta sexta-feira, 10, durante o dia todo.
O ID Jovem visa oferecer meia entrada em eventos culturais, esportivos e descontos em transportes coletivos. O evento contou com dinâmicas, vídeos, sorteios, amostras de livros e foi dividido em dois turnos para estagiários da manhã e tarde.
A subcoordenadora da Especializada de Família, Donila Fonseca, comentou que a intenção do evento foi a melhoria e integração dos estagiários, auxiliando na capacitação deles e na oportunidade de terem contato com a cultura, para qualificar e aprimorar os jovens. “Fazer a identidade cultural de cada jovem da nossa Defensoria, com certeza vai refletir também na prestação do serviço dentro da Instituição”, finalizou Donila Fonseca.
A assistente social, Sheyla Paranaguá, explicou como surgiu a ideia do Passaporte Cultural: “Conversávamos com uma estagiária e ela disse que queria entrar na Universidade, mas passava 12h do dia no Whats App. Então pensamos que os jovens não estavam acessando uma formação extraclasse. E nós, enquanto Instituição, temos a responsabilidade de promover e incentivar este acesso para que eles não estejam alienados neste processo de discursão política da sociedade”.
A ouvidora geral da DPE/BA, Vilma Reis, falou sobre a juventude negra, a realidade da população que não pode ser ignorada e o quanto precisam ser discutidos os temas que são trabalhados nesta Instituição. “A pauta da Ouvidoria é os desafios que a sociedade enfrenta diariamente. Temos que ter a responsabilidade de falar sobre estes temas em uma formação da Defensoria, pois muitas vezes eles só ouvirão aqui sobre isto”, pontuou Vilma Reis.
A assistente social, Neyla Menezes, que trabalha no setor social e de atendimento do cadastro único da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza – SEMPS, explicou que o ID Jovem é um benefício para juventude ter acesso a atividades culturais e esportivas.
Larissa Oliveira, de 20 anos, estagiária da Assessoria de Comunicação – ASCOM da DPE/BA, que assistiu ao evento falou: “os estagiários têm uma função forte na Defensoria e é bom para relembrar que somos todos um grupo, um pensamento e nos sentimos felizes em participar deste contexto”.
Edilma Queiroz da Silva, de 54 anos, que estagia no Pop Rua disse que acha importante o evento para que os estagiários tenham mais visibilidade, saibam lidar com situações adversas e melhore o convívio entre as pessoas.
O encerramento do evento contou com os Filhos de Gandhy.
ID JOVEM
É um documento criado pelo governo federal para oferecer diversos benefícios aos jovens de baixa renda, como por exemplo, meia entrada para eventos culturais (cinemas, shows, teatros, museus), esportivos e descontos em transportes coletivos. Além de isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades federais.
Para isto, os requisitos são ter entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não, estar inscrito no cadastro único, possuir renda familiar de até dois salários mínimos e saber o número de identificação social – NIS.
Este decreto foi regulamentado no dia 5 de outubro de 2015 e está previsto no Estatuto da Juventude.
Link para cadastro: https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem#geraridjovem