COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública promove reunião de assessores do governo do Estado com secretário da Senad
O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, articulou o encontro o secretário Vitore Maximiano
Reunião com o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ), Vitore Maximiano, Defensoria Pública do Estado da Bahia e representantes do governo do Estado foi realizada com o objetivo de alinhar ações de atuação de prevenção e combate às drogas. O encontro foi promovido pelo defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, que tem defendido, junto ao Comitê Gestor do Pacto Pela Vida, ações preventivas e de transversalidade da Defensoria com secretarias estaduais. Participaram do encontro o assessor especial do gabinete do governador, César Lisboa, e o representante do Governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo Neres.
O encontro em Brasília é resultado de articulação proposta por Clériston Cavalcante em reunião do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida, em 8 de julho passado, quando convidou o governador Rui Costa para ir a Brasília conversar com Vitore Maximiano. Na reunião, que aconteceu na segunda-feira, 16, o secretário nacional de Políticas sobre Drogas aceitou o convite do defensor público geral da Bahia para participar de reunião do Comitê em setembro próximo.
"A Defensoria está conectada ideologicamente, na transversalidade, com a proposta de trabalhar com a prevenção. Naquilo que pode fazer a instituição vai trabalhar, para combater a causa", ressaltou o defensor público geral, acrescentando que é nessa perspectiva que a Defensoria Pública tem buscado contribuir para o Estado repense a forma de atuação no combate às drogas. Clériston Cavalcante disse considerar que o Estado já está mais próximo do que propõe a Defensoria, adotando uma nova abordagem que inclua a família: "A postura da Defensoria é mostrar caminhos que não estavam sendo percorridos e é interessante que o governo tenha sinalizado positivamente nesta propositura e disponibilizado equipe de assessores pra ir à Brasília".
Entre os pontos abordados na reunião com Vitore Maximiano está o apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas para que o Pacto Pela Vida possa investir na capacitação de líderes religiosos, convidados pelo governo do Estado a juntar esforços para evitar que mais jovens sejam seduzidos pelo mundo das drogas. A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, Firmiane Venâncio, também participou do encontro.
Leia Mais:
Defensoria Pública trará secretário Nacional de Política Sobre Drogas para palestra