COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública promove Semana do Idoso
Em comemoração ao dia nacional do Idoso, 1º de outubro, a Defensoria Publica da Bahia, através do Núcleo do Idoso, realiza uma série de atividades para este público especifico. A Semana do Idoso, que inicia sua programação nesta quarta-feira (29) tem como objetivo levar informação aos idosos sobre seus direitos e esclarecer dúvidas. A expectativa do Núcleo é atender durante essa semana entre 500 e 1.000 idosos.
De acordo com a defensora Camila Canário, subcoordenadora do Núcleo, a programação desenvolvida tem como foco conscientizar os idosos para que exijam seus direitos, "esta também é uma oportunidade de mostrarmos que a Defensoria Pública atua ao lado deles, para garantir que estes direitos sejam assegurados efetivamente", ressaltou Camila.
A primeira atividade da Semana do Idoso é o lançamento da campanha Defensoria nos Abrigos, "esta é uma campanha educativa, onde os defensores irão visitar os abrigos, levantar a situação destes idosos, para, depois, dar continuidade ao atendimento no Núcleo do Idoso, localizado na Casa de Acesso II no bairro do Tororó. Esta campanha será mais uma das ações permanentes do Núcleo do Idoso", destaca a defensora.
No dia 1º de outubro, outra atividade educativa será realizada no Shopping Piedade, onde os idosos serão orientados sobre os cuidados ao contratar empréstimos consignados. Para encerrar a semana comemorativa, que terão suas ações continuadas através de atendimento no Núcleo, no dia 03 de outubro às 16 horas, no Teatro do ISBA em Ondina, haverá a apresentação do espetáculo "A Coroa do Tempo", uma peça baseada no estatuto do idoso.
A defensora Camila Canário ainda pontuou que a Semana do Idoso é uma atividade prevista na Lei 11.433/2006, que institui o dia 1º de outubro como o dia nacional do idoso e, além disso, define que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação do Plano Nacional do Idoso realizem eventos que valorizem o idoso na sociedade.