COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública promove sua 4ª Reunião de Análise Estratégica

25/11/2016 18:49 | Por Rachel Koerich - DRT 4820/BA (texto e foto)
Apresentação de projetos e objetivos alcançados foram pauta da reunião

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA prossegue no seu planejamento estratégico para os próximos 10 anos. Defensores públicos e servidores participaram da quarta Reunião de Análise Estratégica – RAE, nesta sexta-feira, 25, apresentando projetos que serão executados ao longo dos próximos anos e as ações realizadas até o momento. A RAE faz parte da etapa de execução, monitoramento e atualização da estratégia definida no Plano Estratégico da Defensoria, lançado em setembro deste ano.

Presidida pelo Defensor Público Geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macedo, a reunião, que aconteceu na sala do Conselho Superior da sede administrativa da Defensoria Pública, contou com a participação de membros da Administração Superior, coordenadores executivos e das Especializadas, diretores e coordenadores da área administrativa, defensores públicos das comarcas do interior e teve como objetivo dar prosseguimento às fases de planejamento estabelecidas nas reuniões anteriores, assim como discutir o andamento dos processos até o momento e as prospecções para o próximo encontro.

Nas últimas reuniões, foram elencadas 20 iniciativas estratégicas prioritárias a serem, dentro de um prazo definido, apresentadas em forma de projeto, consideradas suas estimativas orçamentárias e, a partir daí, monitoradas em cumprimento dos objetivos estabelecidos.

Neste quarto encontro, foi discutido o andamento de alguns destes projetos, entre eles a elaboração de um modelo de atendimento que priorize a solução extrajudicial de conflitos (a fim de evitar judicializações desnecessárias) assim como a elaboração de um Núcleo Interdisciplinar para este fim. Sobre este tópico, o subdefensor Rafson Ximenes mostrou-se satisfeito com o que foi apresentado pelos colegas, sugerindo apenas que a solução buscasse maior abrangência, alcançando também as comarcas do interior, e sugerindo que os responsáveis pelo projeto buscassem conhecer a realidade das regionais, para um alinhamento.

Além disso, foram apresentados dois projetos no campo da comunicação institucional. O primeiro, a respeito da elaboração e implementação de um portal corporativo, a ser lançado até fevereiro de 2016; e também a criação de um calendário anual de atividades, para melhor planejamento das ações de comunicação, na sua relação com a imprensa e interação com outros órgãos que possam contribuir para o fortalecimento da imagem da instituição.

Discutiu-se ainda os planos de captação de recursos extra orçamentários e os objetivos alcançados no plano de adequação das frotas, entre eles, o caminhão da Unidade móvel da Defensoria Pública, inaugurado na última sexta-feira, 18, e que fará o primeiro atendimento no próximo dia 2 de dezembro, na Praça da Revolução, em Periperi, Salvador.

A próxima Reunião de Análise Estratégica acontecerá no dia 16 de dezembro. O defensor-geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, comemorou a evolução dos projetos até agora e reforçou a necessidade de um trabalho contínuo de cooperação mútua entre os setores da Instituição para um resultado mais efetivo.

Saiba mais sobre o Plano Estratégico clicando aqui