COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública realiza capacitação sobre Expurgos Inflacionários dos Planos Econômicos

29/11/2018 16:49 | Por Amanda Santana - DRT/BA 5666
SONY DSC

Curso mesclou entre partes teóricas e práticas

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou nesta quinta-feira, 29, o curso Capacitação sobre Expurgos Inflacionários dos Planos Econômicos. A capacitação objetivou proporcionar o aprimoramento dos defensores públicos no que tange ao acordo coletivo homologado pelo Supremo Tribunal Federal – STF.

O evento ocorreu no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública – ESDEP para o público interno da Instituição e contou com as palestras das defensoras públicas Cintia Guedes e Luciana Telles, coordenadora e subcoordenadora, respectivamente, da área Cível pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro – DPE/RJ.

Durante o curso, na parte teórica, foi exposto o histórico de moedas brasileiras, o histórico econômico, o surgimento dos expurgos inflacionários de poupança, a linha do tempo dos planos econômicos, o acordo coletivo, as premissas do acordo, entre outras explicações.

O coordenador da Especializada de Cível e Fazenda Pública da DPE/BA, Gil Braga, comentou que a Defensoria Pública quer investir na capacitação da área da Defesa do Consumidor e este é um dos cursos que visa aprimorar o defensor a atender neste quesito.

Já na parte prática, foi mostrado passo a passo de como utilizar o provedor pagamentodapoupanca.com.br. Um site para agilidade dos defensores públicos da área Cível com intuito de verificar entre o poupador (assistido) e o banco quanto o assistido precisa receber através dos Expurgos Inflacionários.

A subcoordenadora de Cível da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Luciana Telles, falou sobre a plataforma: “Consideramos muito relevante pois todas as Defensorias estaduais certamente têm um acervo muito grande destes processos e a mesma adaptação que vai servir para uma Defensoria vai se aplicar em outra. Então esta troca de ideias é muito profícua e vai nos ajudar tanto no atendimento da população quanto na negociação com a Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN”.

Uma das novas empossadas como defensora pública, Talitha Borges, assistiu ao curso e acredita que a palestra foi fundamental porque as palestrantes discutiram aspectos técnicos específicos do acordo: “Como se trata de uma matéria que muitas vezes não cuidamos tanto no dia a dia, acredito que isso nos permita manusear com mais facilidade e primor estas ações que venham aparecer na nossa atuação”.

O evento foi transmitido ao vivo pelo link live.defensoria.ba.def.br e será disponibilizado posteriormente no canal do Youtube da DPE/BA.