COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública realiza curso sobre Consumo Responsável para servidores e estagiários

06/06/2013 16:01 | Por
A Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia vai promover, nos dias 15 e 17 de junho, o curso "Consumidor Responsável", com orientações sobre endividamento, direitos do consumidor e consumo responsável no Brasil.

Ministrado pela defensora pública Marta de Oliveira Torres, o curso tem como objetivos chamar atenção para o consumo consciente e responsável, a fim de evitar o endividamento dos consumidores, fenômeno cada vez mais frequente, além de tornar servidores e estagiários da Instituição multiplicadores de conhecimentos sobre os direitos individuais e coletivos ligados às relações de consumo.

As turmas contarão com um conteúdo programático segmentado em quatro temas: História da criação do "consumidor endividado", Análise das principais causas de endividamento no Brasil, Como deixar de ser endividado: uma missão possível e Direitos do "consumidor endividado": a esperança. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - TNC, o número de consumidores endividados no país cresceu no mês de maio. Segundo a pesquisa, 64,3% das famílias relataram possuir dívidas. O número de famílias inadimplentes chegou a 21,6%.

Para os 133 estagiários de Nível Médio e 12 educandos da Fundação Cidade Mãe, que atuam na Defensoria, o curso acontecerá no próximo dia 15, das 8h às 12h, no auditório da Esdep, no Canela.

Já para os servidores, serão disponibilizadas 60 vagas, divididas em duas turmas, com 30 vagas cada (matutino, das 8h às 12h, e vespertino, das 14h às 18h). Os interessados em participar devem efetuar inscrição, através de e-mail enviado à Esdep (esdep@defensoria.ba.gov.br), até o dia 07/06, contendo as seguintes informações:

- Nome completo;
- Telefone;
- Setor / unidade de atuação;
- Turma escolhida (com o horário).

Outras edições do curso sobre Consumo Responsável já estão programadas para acontecer no segundo semestre, desta vez, dirigido a policiais militares, motoristas e cobradores de ônibus, bem como à população.