COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública realiza Grupo de Estudo População em Situação de Rua com auditório lotado

27/06/2018 12:27 | Por Amanda Santana - DRT/BA 5666

Encontros são realizados mensalmente até novembro

Cerca de 100 pessoas compareceram ao encontro do Grupo de Estudo População em Situação de Rua – GE Pop Rua, que teve como tema Loucos em Situação de Rua: Desafios na Desospitalização e aconteceu nesta quarta-feira, 27, na Escola Superior da Defensoria Pública – ESDEP.

O evento é ministrado pela defensora pública que coordena o Núcleo Pop Rua, Fabiana Miranda e por Sandra Moreira Costa de Carvalho, professora do Grupo de Pesquisa Políticas Sociais e Desigualdades na UFBA, das universidades Unijorge e Unirb e mestre em Políticas Públicas Sociais e Cidadania. E contou com a participação da coordenadora do Serviço Social do Hospital Juliano Moreira, Alexsandra de Almeida Ramos Almeida; e a assistente social Virgilia Ione Rocha Almeida.

A professora acredita que tem uma complexidade muito grande para discutir este tema, porque envolve não apenas a saúde de uma forma geral, mas em especial a saúde mental. “Chamamos o hospital Juliano Moreira para entender como a instituição está lidando com pessoas que em especial não tem família e fica em situação de rua, se o movimento de não estar institucionalizado está previsto também para estas pessoas”, completa Sandra Moreira.

Ieda Mercês, 39 anos, que neste evento representou o colegiado do Movimento de População em Situação de Rua, espera que estes encontros se fortaleçam e que estas reuniões fortalecem a rede em que estão as pessoas em situação de rua.

Um dos coordenadores do Movimento de População em Situação de Rua em Feira de Santana, cujo nome social é Rene, de 34 anos, comentou que esta reunião é uma troca de conhecimento e saberes entre profissionais que trabalham na rede, para rua e militantes e em Movimentos Sociais. “Estamos não apenas em parceria com a Defensoria Pública, mas fortalecimento de direitos e garantias”, finalizou Rene que atua há 4 anos na coordenação do Movimento em Feira de Santana.

Representantes da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza – SEMPS, Hospital Geral do Estado – HGE, Hospital das Clínicas e estudantes de diversas faculdades estiveram presentes no encontro. O evento acontece mensalmente desde 2015 e tem previsão de permanecer até novembro deste ano, quando ocorrerá uma avaliação intersetorial sobre o assunto.