COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública realiza palestra para idosos no CRAS do Nordeste de Amaralina

17/07/2018 17:05 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686 (Texto e foto)
SONY DSC

O projeto de educação em direitos visa apresentar as atribuições da Defensoria Pública e do Conselho Municipal do Idoso na defesa dos direitos da pessoa idosa

Para ampliar o conhecimento e a participação das pessoas idosas nos espaços de decisão, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA vem reforçando a educação em direitos. A Instituição esteve presente hoje, 17, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Nordeste de Amaralina, onde ouviu as demandas da comunidade local.

De acordo com a subcoordenadora da Especializada do Idoso, Laise de Carvalho Leite, a demanda de apresentar a Instituição aos idosos surgiu da identificação da baixa participação deles no Conselho Municipal do Idoso. “Divulgar e aproximar a sociedade do papel da Defensoria, e também o trabalho dos profissionais dos CRAS para facilitar os encaminhamentos da rede. O projeto surgiu a partir dessa necessidade, para que os profissionais e a sociedade saibam do papel da Defensoria e do Conselho Municipal do Idoso”, considerou Laise Leite.

Diversas demandas foram identificadas pela equipe da Defensoria Pública, durante a palestra que contou com participação efetiva dos presentes. As violações aos direitos do idoso são as mais variadas, desde a violência psicológica até o desrespeito aos idosos no transporte públicos.

Valdelice Gonçalves,60 anos, foi vítima de um atropelamento no final de linha da Santa Cruz há três meses. O causador do acidente evadiu-se do local sem prestar socorro, e dona Valdelice segue com diversas limitações físicas devido o ocorrido. Mesmo diante da situação, ela se mantém firme: “Estou muito satisfeita com a presença de vocês aqui hoje, foi muito esclarecedor, e agora eu sei onde e como procurar os meus direitos”.

Também participaram da palestra o psicólogo da DPE/BA, Bruno Santos, a assistente social da DPE/BA, Raisa Aquino e a representante do Conselho Municipal do Idoso, Emanuele Medeiros.