COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública realiza primeira reunião de gestão do biênio 2019-2021
Reunião ocorreu no Conselho Superior, na sede da DPE/BA
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou, nesta segunda-feira, 11, a primeira reunião de alinhamento da nova gestão, biênio 2019-2021, com membros da administração superior, na sede da Instituição, no Centro Administrativo da Bahia. Com uma equipe majoritariamente feminina, o defensor-geral destacou a importância de uma atuação coesa, pragmática e estratégica para o fortalecimento institucional – um dos eixos da sua proposta de gestão.
Entre as medidas que envolvem este eixo, Rafson Ximenes anunciou a criação de uma assessoria de pesquisas estratégicas e de representação da Defensoria Pública nos Tribunais Superiores, com atuação exclusiva. Em 2017 a DPE instalou um escritório em parceria com a Defensoria de Minas Gerais, mas os defensores da Instância Superior destacados se dividia, entre a atuação no Tribunal de Justiça da Bahia e nos Tribunais Superiores.
A equipe de coordenadores das Especializadas da Capital e das Regionais foram conclamados pelo defensor-geral a contribuir na busca de recursos extra-orçamentários que viabilizem projetos institucionais: ” Se nosso orçamento está apertado, vamos procurar formas de conseguir levantar recursos”.
Rafson Saraiva Ximenes, que ocupou o cargo de subdefensor geral nos dois biênios anteriores sob gestão de Clériston Cavalcante de Macêdo, tem o desafio de prosseguir a interiorização da instituição, prevista pela emenda constitucional 80 e de implementar mudanças inseridas na Lei Orgânica pela LC 46/2018, a exemplo da abertura de novas unidades e da criação de novas regionais.
Com exceção das especializadas do Idoso (Laise Carvalho), de proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes (Gisele Aguiar), e Curadoria (Mõnica Aragão), e das regionais 2ª – Vitória da Conquista( Jeane Braga), 3ª – Ilhéus (Cristiane Barreto) e 5ª – Juazeiro( André Cerqueira), todas as demais estão ocupadas sob nova coordenação. Na área Administrativa não houve alteração da equipe.
Leia também: Defensor-geral da Bahia nomeia sua equipe de gestão para o biênio 2019-2021
A 1ª Regional, sediada em Feira de Santana e que, até o momento, abrange Alagoinhas, Esplanada, Euclides da Cunha, Ipirá, Paulo Afonso e Paripiranga, será coordenada pela defensora pública Liliane Miranda do Amaral.