COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública realiza seminário em comemoração ao Dia Internacional do Idoso

14/10/2015 20:13 | Por Carolina Lina - Estagiária

O seminário contou com a presença de pessoas de instituições importantes relacionadas ao idoso

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1° de outubro, a Defensoria Pública Estadual realizou, na última quarta-feira, 14, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia/ ESDEP o Seminário – A pessoa Idosa e Seus Direitos. O objetivo foi dar esclarecimentos e instruções à pessoa idosa sobre assuntos de interesse da geração, além de explicar a atuação da Defensoria. Contando com grande participação dos idosos dos projetos das Obras Sociais Irmã Dulce, a abertura do evento ficou aos cuidados do Grupo Renascer que apresentou um número musical com samba de roda.

Subcoordenadora da Especializada do Idoso, a defensora pública Laise Carvalho salientou a importância do defensor público em proteção aos direitos da pessoa idosa: "defensor é ser muito mais que um advogado, é promover o acesso à justiça, promover as ações judiciais, fazer as soluções extrajudiciais por meio de conciliações e mediações; e promover a educação em direitos."

A DP Especializada do Idoso tem como foco os idosos que se encontram em situação de risco social. Através da denúncia formalizada pelo próprio idoso, familiar ou vizinho, a Defensoria atua junto ao possível agressor, realiza visitas domiciliares com a equipe multidisciplinar e todo o aparato é feito em termo de responsabilidade em que são estabelecidos os direitos dos idosos e os deveres dos familiares.

O defensor público João Gavazza relatou sobre os diversos tipos de violência sofrida pela pessoa idosa e o preconceito ainda comum na sociedade. "É preciso estudar todos os aspectos (sociais, biológicos e psicológicos) para que possamos nos pontuar e enfrentar esse preconceito, que muitas vezes leva a pessoa idosa ao isolamento, a depressão e até mesmo o desejo da morte", finalizou o defensor.

POLÍTICAS PÚBLICAS

O Padre José Carlos, que preside o Conselho Municipal do Idoso, afirmou que cidade de Salvador ainda não possui políticas públicas para a pessoa idosa "temos políticas públicas para o homem e para a mulher, mas para a pessoa idosa não tem. Há uma proposta de lei que já entregamos, mas até hoje não foi aprovada", salientou. Vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, o advogado Marcos Barroso ressaltou que "a sociedade tem que entender que a pessoa idosa tem muito mais a contribuir do que se faz a imagem dela hoje de estar sendo carregada".

A mestra em psicologia Julianin Araújo explicou a extrema importância da família no processo de envelhecimento e a diferença entre ficar velho e envelhecer: "ficar velho envolve as condições sociais, biológicas e psicológicas. Já o envelhecimento, ocorre ao longo da vida, fatores integrados à questão de gênero e vai além da esfera familiar".

BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA

Assunto de bastante interesse dos presentes, o Beneficio de Prestação Continuada foi explicado pela coordenadora do setor de BPC do INSS, Heronilse Leão. O benefício, no valor de um salário mínimo (788 reais), é prestado pelo INSS e é oferecido aos idosos com 65 anos ou mais, cuja renda mensal bruta familiar per capita seja inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo.

A integrante do Grupo Centro-Dia – Projeto das Obras Sociais Irmã Dulce, Lucilia de Jesus Salomão, conta com bastante entusiasmo sua impressão sobre o seminário: "Achei muito importante a realização desse evento, pois fiquei sabendo de muita coisa que eu não tinha conhecimento. A defensoria já me beneficiou outras vezes e hoje não foi diferente!"