COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública realiza visita em abrigos durante curso de formação “Curadoria em campo”

19/11/2018 12:48 | Por Leonardo Santos (Estagiário)

As visitas foram realizadas no abrigo de idosos Bom Jesus e no lar para crianças e adolescentes Pérolas de Cristo

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA voltou ao abrigo abrigo de idosos Bom Jesus e visitou também um lar para crianças e adolescentes que já sofreram algum tipo de abuso, o Pérolas de Cristo. Dessa vez, a visita foi com o grupo de novos defensores públicos que estão na etapa final do curso de formação de defensores, com o objetivo de mostrar na prática como funciona o trabalho da Curadoria Especial da DPE.

A defensora Mônica Aragão, coordenadora da Curadoria Especial, explicou como acontece o trabalho nesta etapa do curso de formação. “No começo o curso tem uma parte teórica. Apresentamos a Curadoria, o trabalho que os curadores fazem e os projetos que nós temos. Em seguida eles foram para a sede da Curadoria para receber os processos e as teses jurídicas e tiveram um tempo para elaborar as petições para saber como é a nossa atuação”, relatou Mônica Aragão.

A defensora disse ainda que essa passagem pela Curadoria não poderia acontecer sem que os novos defensores fossem in loco onde os projetos da DPE acontecem, o Acolher e o Socorrer. Por isso a visita aconteceu nas duas instituições.

“O curso de formação ofertado pela DPE é essencial nessa fase inicial, porque muitos de nós não temos experiência com a Defensoria e isso é fundamental para nossa atuação na prática, assim podemos prestar um serviço melhor para o assistido e essa experiência nos dá essa base, não só na atuação como na parte jurídica, para que possamos ter noção do que vamos enfrentar nas comarcas”, declarou o defensor público Adriano de Oliveira, que integra o grupo do curso de formação. 

Adriano conta também que essa iniciativa do curso dá um feedback do que é apresentado na formação e será vivenciado na prática, dando uma certa segurança para saber como vão atuar durante o exercício da profissão e também o que vão enfrentar nas comarcas. “Isso dá uma visão prática do que a gente vê na teoria”, ressalta.

“Estou gostando muito do curso de formação. Até agora estamos aprendendo, na prática. As visitas estão sendo essenciais, como a de hoje em uma instituição para crianças e outra de idosos. Essa é uma realidade que a gente só vai aprender na prática mesmo”, declarou a defensora pública Aline Bastos.

Além dos novos defensores,  também participaram das visitas realizadas na quarta, 14, as assistentes sociais da DPE Sheyla Paranaguá e Daiane Barreto.