COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública recomenda medidas para resguardar direitos de custodiados no Conjunto Penal de Eunápolis
Melhorias foram sugeridas após familiares reclamarem de tratamento inadequado aos presos no Conjunto Penal.
Após uma visita técnica, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) encaminhou recomendações ao Conjunto Penal de Eunápolis com o objetivo de aprimorar as condições de custódia e resguardar os direitos das pessoas privadas de liberdade. As medidas são parte de um esforço para promover o cumprimento de normas de direitos humanos e reforçar boas práticas de gestão prisional.
No documento, a Defensoria aponta a necessidade de garantir acesso a direitos básicos, como a regularidade de água, refeições adequadas, banho de sol no tempo ideal, conforme normas e recomendações de direitos humanos, dentre outras melhoras internas.
“A recomendação busca assegurar o cumprimento dos direitos humanos”, comentou o defensor público que realizou a vistoria no Conjunto, Fábio Oliveira. De acordo com ele, o Conjunto Penal de Eunápolis está sob intervenção administrativa após a fuga de presos, e é papel da Defensoria fiscalizar as providências tomadas pelos interventores para restabelecer a normalidade administrativa.
O documento com as recomendações também foi encaminhado a órgãos de monitoramento e às autoridades competentes para acompanhamento das medidas sugeridas. A DPE/BA segue fazendo o acompanhamento das situações de urgência e reafirma seu compromisso com a fiscalização da administração prisional para assegurar condições dignas no sistema carcerário e boas práticas que respeitem os direitos humanos.