COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública reforça atuação itinerante com parceiros do Pacto Pela Vida

06/07/2016 19:19 | Por Luana Rios DRT/BA 4867 (texto e foto)
Além de falar sobre a ação Defensoria Cidadã Itinerante, defensor-geral, Clériston de Macêdo, apresentou atuação da instituição com Secretaria de Justiça no interior do Estado

O defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo, sustentou o trabalho de interação entre as instituições que fazem parte do Pacto Pela Vida durante reunião do Comitê Executivo do programa, nessa quarta-feira, 06. Além de falar sobre a ação Defensoria Cidadã Itinerante, quando a DPE leva seus serviços a Bases Comunitárias de Segurança em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, Clériston de Macêdo apresentou também atuação da instituição em conjunto com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS. Neste ano, a Defensoria baiana participou da ação Caravana Social em Alagoinhas, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

"A Defensoria Pública tem sempre se colocado de forma parceira no Pacto Pela Vida. Fazemos um trabalho preventivo não só nas Bases Comunitárias, mas também em outros locais para onde levamos nossos serviços. É preciso buscar parceiros, chamar outras secretarias para fazer um trabalho de interação de modo que nós tenhamos cada vez mais efetividade nas ações", afirmou o defensor-geral, Clériston de Macêdo.

Para o procurador de Justiça, Geider Gomes, ações como Defensoria Cidadã Itinerante e o projeto Comunidade Legal – do Ministério Público – podem mudar os resultados de números do Pacto Pela Vida. "Como é que podemos articular uma ação mais concreta das outras áreas sistêmicas do Estado junto com a Segurança Pública, principalmente, nas vitrines das bases comunitárias? ", questionou o procurador, alertando a necessidade de analisar os indicativos de resultados dessas ações para a diminuição dos índices de criminalidade no Estado.