COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública se reúne com o Ministério Público

25/02/2019 18:20 | Por Amanda Santana - DRT/BA 5666

Reunião teve como objetivo realizar alinhamentos para o carnaval

Mais uma reunião pré-carnaval foi realizada para o alinhamento de atuação interistitucional. Desta vez, entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, o Ministério Público do Estado da Bahia – MPBA, a Secretaria Municipal de Reparação – Semur, as Polícias Militar e Civil e os Conselhos Municipal da Mulher e das Comunidades Negras, nesta segunda-feira, 25.

A reunião que aconteceu no auditório do Ministério Público, em Nazaré, teve como objetivo debater sobre a atuação dos órgãos no enfrentamento às discriminações e desigualdades no Carnaval, a partir do treinamento da equipe que atuará na XVI Edição do Observatório da discriminação racial, LGBT e violência contra a mulher.

A coordenadora geral do plantão da DPE/BA no carnaval e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Firmiane Venâncio,comentou que a reunião foi importante para ver como as instituições que trabalharão no carnaval vão funcionar e desenvolver seus trabalhos.

“A partir deste alinhamento a Defensoria Pública vai mostrar onde pode atuar, onde as parcerias podem ser potencializadas e onde as tarefas podem ser divididas. O que percebi aqui é que avançamos demais com atuação em áreas extremamente importantes, como a violência contra a mulher, as discriminações e intolerâncias. Então este ano o carnaval vem diferente e a Defensoria estará alinhada a esta política”, explicou Firmiane.

Também estiveram presentes na ocasião, a secretária da Secretaria Municipal de Reparação – SEMUR, Ivete Sacramento; a promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos – CAODH, Márcia Teixeira; a capitã do Núcleo de Religiões de Matriz Africana – NAFRO da Polícia Militar, Thaís Trindade; a delegada e diretora da Polícia Civil, Jussara Souza e Elaine Nogueira da Silva, respectivamente; a presidente do Conselho Municipal da Mulher – CMM, Madalena Noronha; e o representante do Conselho Municipal das Comunidades Negras – CMCN, Evilásio Bouças.