COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública se reúne com Secretaria Municipal de Educação para apresentar resultado de inspeção
As visitas técnicas foram realizadas em escolas municipais da capital baiana e apresentadas ao secretário municipal de educação
Recentemente a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA inspecionou escolas públicas municipais em Salvador, onde constatou algumas desconformidades legais que foram tratadas nesta quinta-feira, 19, com o secretário municipal de saúde, Bruno Barral. Insuficiência de fardamento, problemas com a merenda escolar, acúmulo de materiais inservíveis nas escolas foram alguns dos temas da reunião.
A defensora pública Bianca Ribeiro Sampaio apontou a necessidade de Avaliação de Desenvolvimento Infantil – ADI nas escolas visitadas, porque em quase todas as unidades escolares inspecionadas pela DPE/BA foi constatada a presença de crianças com algum tipo de problema psicológico.
“Muitas dessas crianças não têm laudo apontando qual seria a doença ou provável problema da criança. E nós verificamos que há a necessidade de ter um psicólogo e um assistente social para ajudar na elaboração desse laudo, e também, de fazer um acompanhamento junto a esses alunos para facilitar o aprendizado dessas crianças”, pontuou Bianca Sampaio.
De acordo com o secretário Bruno Barral, uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde será marcada para traçar a forma como a ADI será feita, para que o serviço seja prestado de forma satisfatória. Para a defensora pública Bianca Ribeiro Sampaio a reunião foi bastante positiva: “O secretário identificou e atendeu os pleitos da Defensoria Pública e se comprometeu a realizar a contento o que pode ser efetivamente feito”.