COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública se reúne com SEMOB e SETPS em busca de solução da acessibilidade dos idosos

02/09/2016 19:20 | Por Daniel Alcoeres Gramacho DRT/BA 3686 (Texto e Foto)

A expectativa apresentada na reunião é que toda a frota – 2400 ônibus – permita o acesso pela catraca dentro de um mês e meio.

Em busca de uma solução mais imediata para o problema da acessibilidade das pessoas idosas ao transporte público, intensificado após a desabilitação do Cartão do Idoso, representantes da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, da Secretaria de Mobilidade de Salvador – SEMOB e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador – SETPS se reuniram nesta sexta-feira, 2. De acordo com o diretor do SETPS, César Nunes, ¼ dos ônibus que circulam em Salvador já estão com o sistema que garante o acesso pela catraca sem o cartão. A expectativa apresentada na reunião é que toda a frota – 2400 ônibus – esteja usando o sistema dentro de um mês e meio.

O secretário da SEMOB, Fábio Mota, informou à subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa da Defensoria Pública, Laise de Carvalho Leite, que o SETPS vem treinando os rodoviários para essa nova realidade de Salvador, que é sem o cartão do idoso, fruto de Ação Civil Pública da Defensoria. "A prefeitura entende e vai cumprir a decisão judicial, ao tempo em que está materializando as condições para o cumprimento desta decisão", assegurou Mota.

Segundo os representantes do Município de Salvador e do SETPS, para o efetivo cumprimento da decisão judicial, o sistema de transporte municipal está passando por uma atualização, uma vez que o cobrador deverá fazer o controle do acesso dos idosos, coibindo deste modo, eventuais fraudes apontadas devido ao uso indevido do cartão do idoso. César Nunes ressaltou que além dos 600 ônibus que já estão aptos a permitir o acesso dos idosos sem cartão pela catraca, outros 800 passarão a usar o sistema na próxima quarta-feira.

A defensora pública Laise Carvalho considerou que a reunião foi proveitosa. "A SEMOB e o SETPS se mostraram dispostos a resolver a situação da melhor forma possível. Mas é importante que isto seja formalizado, para que não haja divergência de interpretações, como vem ocorrendo até agora", apontou. Os representantes da Defensoria Pública, SEMOB, SETPS e as empresas de transporte envolvidas na questão irão assinar um documento na semana que vem com todos os termos que devem ser cumpridos.

Laise Carvalho disse, ainda, que a Defensoria Pública está atenta aos direitos da pessoa idosa, mas também percebe a dificuldade do sistema de transporte público municipal em promover a operacionalização e adequação à determinação judicial, obtida através da Ação Civil Pública impetrada pela DPE.

"Nós estamos buscando justamente o diálogo para trazer um melhor serviço à população. Esse é o interesse das empresas que compõem o sistema de transporte urbano de Salvador. Buscar o diálogo com a Defensoria, acatar as sugestões que foram apresentadas e melhorar o serviço prestado", afirmou César Nunes.