COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública vai à Ribeira com o Balanço Geral nos Bairros

25/04/2015 17:21 | Por

Pelo menos 50 pessoas foram atendidas na manhã desse sábado, 25, pelos defensores públicos que participaram da parceria da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA com a TV Record, através do projeto Balanço Geral nos Bairros. Oito defensores deram orientação jurídica às pessoas que procuraram o stand da Defensoria. As demandas foram nas áreas Cível, Família e Crime. As dúvidas sobre Previdência Social foram encaminhadas para a Defensoria Pública da União. Para a defensora Walmary Pimentel, que coordenou a atividade, é muito importante a Defensoria se deslocar até o cidadão e que projetos como o da TV Record permitem essa interação.

Também integrando a equipe de atendimento, a defensora Firmiane Venâncio, que dirige a Escola Superior da DPE/BA, destacou que as atividades itinerantes são importantes não só para divulgar os serviços da instituição, mas para ir ao encontro do cidadão e orientá-lo sobre os seus direitos. Valmir Damasceno, 61 anos, que queria ajuda para atualizar o seu benefício por acidente de trabalho, que tem o mesmo valor desde 1992, saiu feliz: "Fui bem atendido. Tive três defensoras cuidando do meu caso".

O defensor Pedro Bahia, assessor especial do Gabinete do defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, fez vários atendimentos. Em sua avaliação, a atividade de hoje significa que a Defensoria valoriza esse projeto da TV Record, dando continuidade aos serviços que presta à população e confirmando a essencialidade da instituição. Acrescentou que é proposta da nova gestão também desenvolver projetos próprios nas comunidades.

Dentro da área Cível, vários cidadãos com demandas de relações de consumo só receberam orientação, sem prosseguimento posterior da Defensoria, por a instituição não ter defensor público no Juizado especial do Consumidor. Situação também vivenciada por Ivanildes Reis Soares, que foi vítima de uma venda dupla de terreno na Gameleira. Como na Ilha não tem defensor, foi orientada a tentar resolver o problema extra judicialmente.

Participaram ainda da atividade no Balanço Geral dos Bairros as defensoras Adriana Tanajura, Cristina Ulm, Mônica Aragão, Soraia Ramos e Xênia Leite Araújo. A equipe atendeu convite da coordenadora executiva das Defensorias Especializadas da Capital, Gianna Morais.