COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública visita instituição para crianças e adolescentes após denúncias de irregularidades

11/03/2016 19:29 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (Texto e fotos)
Denúncia foi veiculada por programa de tv

A partir de denúncia feita por programa de tv, e acionada pelo Juiz da Infância e Juventude, a Defensoria Pública do Estado da Bahia realizou na manhã desta sexta-feira, 11, uma visita à instituição para crianças e adolescentes "Ação Social à Criança". O defensor público Ricardo Carillo da Curadoria Especial foi até o local para verificar a situação e constatou que o abrigo atende a necessidade das crianças institucionalizadas dentro de parâmetros de razoabilidade.

"Dentro do que foi verificado e conversado com as crianças o abrigo atende as necessidades", disse o defensor público Ricardo Carillo. De acordo com as denúncias, a unidade estava em estado de abandono e o tratamento dispensado as crianças era negligente.

Foram visitadas as seguintes dependências: sala, cozinha, banheiros, quartos, área de lazer e dispensa. Carillo ainda conversou reservadamente com as crianças que estavam no local e as mesmas negaram sofrer qualquer tipo de violência ou abuso.

A diretora da instituição, Ondina de Castro, esclareceu que as crianças são atendidas por uma equipe psicossocial, estão matriculadas em escolas do Município, tendo frequência regular, atendimento com pediatra voluntária, atendimento dentário e quando atingem a maioridade e terminam o 2º grau completo são encaminhados a cursos profissionalizantes.

"É importante a realização dessas visitas periódicas para a manutenção do bem-estar dos menores. Isso acaba inibindo as irregularidades. Nada do que foi visto na instituição representa descaso ou negligência e está tudo dentro das condições de razoabilidade", finalizou o defensor público Ricardo Carillo.