COMUNICAÇÃO

Defensoria quer assegurar medicamentos a portadores de fibrose cística

16/09/2008 17:12 | Por

A Defensoria Pública da Bahia, através dos núcleos de atendimento ao Idoso e Infância e Juventude, vai apurar denúncia de que uma associação que presta assistência a portadores de "fibrose cística", em Salvador, estaria sem receber medicamentos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

O fato chegou ao conhecimento das defensoras públicas Walmary Pimentel, subcoordenadora do núcleo do Idoso, e Maria Carmem Albuquerque, da Infância e Juventude. De acordo com informações das duas defensoras, os medicamentos fornecidos pelo Estado, de uso contínuo, são necessários para a sobrevivência dos assistidos, os quais são, em sua maioria, idosos e crianças.

No último dia 4, a defensora Walmary Pimentel se reuniu com o diretor farmacêutico da SESAB, Lindemberg Soares, para cobrar providências em relação ao caso. O secretário da Saúde, Jorge Solla, que esteve presente ao encontro, no entanto, garantiu atender ao pleito o mais rápido possível.

Outra reunião com diretores do Hospital Roberto Santos também foi realizada para apurar denúncias recebidas pela instituição de negligência na unidade. Segundo Pimentel, muitas pessoas têm procurado a Defensoria para reclamar do atendimento precário prestado pelo Hospital.

Caso seja comprovada a existência de negligência, o secretário garantiu punir todos os responsáveis.