COMUNICAÇÃO
Defensoria quer garantir bolsa integral de estudante em faculdade
Funcionários não lançaram dados cadastrais no sistema do ProUni
A Defensoria Pública de Alagoinhas ajuizou uma ação cautelar contra a Faculdade Regional da Bahia (UNIRB) para garantir o acesso de uma aluna ao curso de enfermagem da instituição. A estudante havia pleiteado uma bolsa integral pelo ProUni - Programa Universidade para Todos, após ter sido aprovada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
De acordo com a defensora pública Roberta Mafra, responsável pelo caso, a assistida perdeu o benefício por culpa dos próprios funcionários da instituição. "Os dados cadastrais dela não foram lançados no sistema do ProUni", explicou a defensora.
Mafra disse que a ação, impetrada no último dia 14, visa garantir a matrícula imediata da assistida e a dispensa do pagamento da mensalidade, já que o erro, nesse caso, é do prestador de serviço - a UNIRB.
O ProUni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.