COMUNICAÇÃO

Defensoria realiza evento de prevenção e conscientização ao idadismo, com lançamento de cartilha

10/06/2024 8:42 | Por Priscilla Dibai / 2.389 DRT/BA

A atividade, que acontece dia 11, é voltada a estudantes e contará com apresentação teatral, roda de conversa e distribuição de cartilhas sobre o tema

 

Com o objetivo de prevenir e conscientizar sobre o idadismo e suas consequências, a Defensoria Pública da Bahia realiza evento com programação diversa, na manhã desta terça-feira (11), para estudantes do Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), no Barbalho, em Salvador.

As atividades começam às 10h30, com apresentação do grupo de teatro da Uati (Universidade Aberta da Terceira Idade), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb-BA). A peça vai retratar cenas cotidianas, em que o idadismo acontece.

Logo após, ocorre roda de conversa sobre o tema, com a doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Larissa Picianato, co-autora da cartilha “Idade não é o problema, idadismo sim”, que será lançada oficialmente e distribuída ao fim do bate-papo ao público presente.

O evento é comemorativo ao Junho Violeta, mês definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para intensificação da prevenção e combate à violência contra à pessoa idosa. A expectativa da ação é atingir um público de 250 alunos, dos ensinos fundamental II e médio.

De acordo com a coordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Laise de Carvalho Leite, o evento visa, através da intergeracionalidade, promover educação em direitos, mais especificamente a desconstrução de mitos e estereótipos associados à idade.

 SERVIÇO

O quê: Evento de conscientização e prevenção ao idadismo. Lançamento da cartilha sobre o idadismo

Quando: dia 11 de junho, às 10h30

Onde: Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), na praça do Barbalho, em Salvador

Como participar: Evento gratuito, voltado à comunidade escolar