COMUNICAÇÃO

Defensoria recebe ex-ministro José Eduardo Cardozo para Cine Debate

04/10/2019 14:10 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159

Na próxima sexta-feira, 11, o “Cine Debate” da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA chega à sua terceira edição. O projeto recebe o ex-ministro da Justiça e advogado da ex-presidente Dilma Roussef durante o processo de impeachment José Eduardo Cardozo para conversar sobre o documentário “Democracia em vertigem”.

O evento acontece na Sala Walter da Silveira, localizada na Biblioteca Pública do Estado da Bahia no bairro dos Barris, em Salvador, a partir das 14h. Para o debate, juntam-se ao jurista o defensor público geral Rafson Ximenes e a ouvidora-geral da DPE/BA Sirlene Assis.

Com produção original Netflix e direção de Petra Costa, o filme tem como fio condutor o impeachment da ex-presidente Dilma. Além de narrar os bastidores deste processo, “Democracia em Vertigem” também traz imagens de impacto e até então inéditas da história política do Brasil, como, por exemplo, dos protestos de junho de 2013, da prisão do ex-presidente Lula e da vitória do presidente Jair Bolsonaro.

Elogiado pela crítica, após a estreia no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, o jornal The New York Times afirmou ser “um documentário absolutamente vital (…) Petra usa seu filme para explicar a história complicada do Brasil e avisar que mesmo uma democracia aparentemente estável e próspera pode cair no caos em instantes”.

Assista ao trailer

Sinopse: “Documentário sobre o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que foi considerado como um dos reflexos da polarização política e da ascensão da extrema-direita para o poder. O filme conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada, enquanto ocorria a votação para a queda de Dilma.”
Cine Debate
O “Cine Debate” pretende promover acesso a conteúdos cinematográficos que flertem com as atribuições institucionais da DPE/BA, ao gerar diálogos e reflexões sobre as temáticas abordadas.

As sessões serão abertas ao público e acontecem no Cinema da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, em Salvador. A primeira edição exibiu o longa de ficção “Eu não sou um homem fácil” e a segunda contou com a diretora Natasha Neri e a integrante do Movimento Mães de Maio para debater o filme “Autos de Resistência”.

SERVIÇO
O quê:
Cine Debate da Defensoria Pública do Estado da Bahia com a exibição e discussão do documentário “Democracia em Vertigem” (2019 – 123m)
Quando: dia 11 de outubro (sexta-feira), às 14h00
Onde: Sala de Cinema Valter da Silveira na Biblioteca Central do Estado da Bahia, Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador