COMUNICAÇÃO
Defensoria recebe I Ciclo Formativo, Rede de Enfrentamento à Violência contra LGBT
Com o tema "BRASIL SEM HOMOFOBIA, 10 ANOS: DAS POLÍTICAS DE AIDS ÀS POLÍTICAS DE DIREITOS HUMANOS", o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de LGBT Michelle Marry Gomes - CPDD/LGBT --, promove, entre os dias 1ª e 10 de dezembro, o I Ciclo Formativo. O evento tem como propósito promover a capacitação de profissionais que compõem os serviços e equipamentos que integrarão a rede de proteção e enfrentamento à violência à população LGBT no estado da Bahia.
A solenidade de abertura acontece no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia (ESDEP), no Canela, na noite desta terça-feira, 2. O antropólogo da Universidade Federal da Bahia (UFBA, Edward MacRae, e o coordenador do Centro LGBT, Vinícius Alves, farão a palestra abordando o tema principal. A Defensoria Pública tem atuado de forma ativa na defesa dos direitos da comunidade LGBT, como também adotado procedimentos de tratamento de aspectos relacionados a essa questão, no âmbito da própria Instituição.
Há uma vasta programação, com a participação de entidades públicas e organizações não governamentais com atuação nesta área, que inclui oficinas, palestras, rodas de conversa e capacitação. O encerramento será na noite do dia 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A data foi instituída em 1950, dois anos após a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, como marco legal regulador das relações entre governos e pessoas. Com esse ato, mais do que celebrar, a ONU visava destacar o longo caminho a ser percorrido na efetivação dos preceitos da declaração.
A defensora pública Bethânia Ferreira, subcoordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, participa, no dia 9, também na ESDEP, da palestra dialogada "Direito ao Autorreconhecimento da Identidade de Gêneros". Também fazem parte da mesa Viviane Vergueiro (CUS) e Filipe Garbelatto (Comissão de Diversidade Sexual as OAB-BA).
Acesse aqui a programação do I Ciclo Formativo, Rede de Enfrentamento à Violência contra LGBT.