COMUNICAÇÃO

Defensoria recebe troféu do GGC pela atuação contra homofobia

20/09/2010 20:07 | Por

Pela segunda vez consecutiva, a defensora pública geral da Bahia, Tereza Cristina Ferreira, foi reconhecida pela sua atuação, através da Defensoria, em defesa dos direitos civis, políticos e culturais dos homossexuais baianos. Desta vez, a defensora geral recebeu, na noite do último sábado (18) na Câmara Municipal de Camaçari, o Troféu Cidadania, Prevenção e Ação Dr. Eduardo Barbosa do Grupo Gay de Camaçari (GGC). O evento contou com a participação do prefeito do Município, Luiz Caetano.

O GGC foi fundado em 21 de agosto de 2001, com objetivo de minimizar os efeitos da discriminação, violência e intolerância contra os homossexuais em Camaçari. A entidade escolheu, há quatro anos, o médico Eduardo Barbosa, que está a frente do Programa Nacional de DST e Aids, como grande homenageado do prêmio, por se dedicar na luta contra a homofobia e por sua atuação na área de saúde. Além de premiar quem se destaca para promover a igualdade, o evento também comemorou os nove anos do GGC. A defensora geral destacou a atuação da defensoria no sentindo de promover a igualdade, “a causa LGBT é uma das nossas frentes de atuação. A Defensoria sempre está atenta as demandas nesta área, procurando garantir os direitos e reduzir a desigualdade”, destacou.

Além da defensora geral e do prefeito de Camaçari, receberam o troféu o promotor de justiça do Rio Grande do Sul, Francesco Conti, a delegada Thais Siqueira, as jornalistas Luciana Accioly da TVE, Geogirna Maynart da TV Bahia e Mariene Salermo do Profissão Repórter da Globo. A vereador Marta Rodrigues, uma das homenageadas também, reafirmou a importância da Defensoria para garantir os direitos humanos, “esta instituição é de extrema importância, e sempre tem buscado combater a sociedade machista e fazer valer o direito de qualquer cidadão. A Defensoria tem se destacado na luta contra a homofobia”, pontuou Marta. Outras autoridades e profissionais também receberam o troféu do GGC, que homenageou 29 pessoas no total.