COMUNICAÇÃO
Defensoria retoma grupo reflexivo para homens em Alagoinhas
O ciclo de encontros ocorre de dois em dois meses e tem por objetivo desconstruir a masculinidade tóxica.
Cuidar da saúde emocional para a construção de masculinidades funcionais é a grande motivação do Grupo Reflexivo para Homens, promovido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, em Alagoinhas, que retomou suas atividades após dois anos da fase crítica da pandemia de Covid-19.
A 13º Regional da Defensoria ampliou a iniciativa reunindo os participantes antigos e integrando novos membros. O objetivo é discutir os aspectos emocionais da vida do homem diante das situações de violência, considerando trajetórias alternativas para uma vida mais saudável.
Durante os encontros, que ocorrem a cada dois meses, é realizada a dinâmica “percorrendo caminhos”, em que os participantes escolheram carros em miniatura para os representar, relatando histórias que foram evocando sensações, lembranças e desejos. As emoções associadas à denúncia de violência surgiram ao longo do encontro. Alguns dos relatos dos homens do encontro foram:
“Eu estava apreensivo, não sabia bem como seria o grupo por ser minha primeira vez, achei que iriam me julgar, mas não. Pude falar como foi a situação para mim, desabafar. Gostei bastante e quero voltar” (carro do rolê)
“Estar no grupo reunido com meus colegas é sempre bom, a gente aprende muito, vai trocando experiências, sai mais leve daqui e repensando as atitudes” (carro família)
“Agradeço aos meus colegas e a equipe da Defensoria. O grupo tem me ajudado em momentos difíceis” (carro do amor)
O próximo encontro será realizado em agosto, comemorando o dia dos pais e com a campanha do agosto lilás pela conscientização do fim da violência contra a mulher, além da discussão sobre as paternidades e sua influência na construção do ser homem. O grupo recebe o apoio do coordenador e defensor público Danilo Rodrigues e é conduzido pela defensora pública Jamara Saldanha e o Núcleo de Apoio Psicossocial – NAP, através da assistente social Nildes Gomes e o psicólogo Natan Reis.
“Nossa experiência na DPE de Alagoinhas-BA nos move para ampliação desta iniciativa, ainda mais por percebermos os resultados que estão sendo alcançados. Afinal, não há casos de reincidência de atitudes violentas praticadas pelos participantes, observamos a fluidez e abertura da comunicação, mudança de atitudes e os significativos relatos deles sobre as mudanças na própria vida e a importância que o grupo tem para cada um. Através de vivências, vamos trabalhando temas como o ser homem, paternidade responsável, sexualidade, relações amorosas, gerenciamento de emoções, projetos de vida, comunicação não violenta, equidade de gênero, dentre tantos outros”, ressaltou o psicólogo.
Serviço
O que: Encontro do Grupo Reflexivo para Homens
Onde: Biblioteca Pública Municipal Maria Feijó, Praça Ruy Barbosa, em Alagoinhas
Quando: 10 de agosto de 2021, das 18h às 20h:30m
*Os nomes dos participantes não foram identificados para preservar os assistidos