COMUNICAÇÃO

Defensoria se reune com moradores de Barro Duro para identificar problemas da comunidade

25/02/2011 21:22 | Por

A Defensoria Pública, por meio do seu Núcleo de Prevenção Mediação e Regularização Fundiária, se reuniu, no último dia 20, com cerca de 200 moradores do Loteamento Jardim Campo Verde, no bairro de Barro Duro, na Estrada Cia Aeroporto, a fim de fazer um diagnóstico das principais demandas e dificuldade enfrentadas por cerca de 450 famílias que vive no local. As principais queixas são a precariedade do transportes públicos ou ausência de algumas linhas de ônibus; rachaduras nas residências, por conta das fortes chuvas; falta de escolas públicas e carência de atendimento médico gratuito.

Com esse diagnóstico, a Defensoria irá encaminhá-lo aos órgãos públicos estaduais e municipais competentes para que adotem medidas que solucionem os problemas. Segundo a defensora pública Melisa Teixeira, após está apresentação será marcada uma audiência pública, prevista para abril, com os representantes dos órgãos públicos responsáveis, quando assinarão um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), instrumento administrativo utilizado para efetuar acordo a fim de garantir a preservaão de direitos. Outra ação definida em reunião é a realização mensal de reuniões com os moradores, com o intuito de aproximar a Defensoria da comunidade.

A moradora Crisângela dos Santos diz que a falta de água é um problema persistente na localidade e que atrapalha o dia-dia de todos. "Estamos sem água há três dias. Procuramos a Embasa, que não nos atende e não nos dar explicação nenhuma", expõe. Ao final da reunião, a defensora ainda esclareceu sobre o papel da Defensoria e os direitos dos moradores.