COMUNICAÇÃO
Defensoria vai ampliar atuação no Carnaval de Salvador
A Defensoria Pública da Bahia vai ampliar a atuação no Carnaval de Salvador. A informação foi passada pela defensora geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, durante reunião com a secretária municipal da reparação, Maria Alice Pereira da Silva, na manhã de hoje, terça, 3, no gabinete da Defensoria Geral.
A secretária esteve acompanhada pela assessora Jussara Maria de Araújo Silva e apresentou a proposta de ação do Observatório racial e de violência contra a mulher, do qual a Defensoria é parceira. Participaram também do encontro Firmiane Venâncio, subcoordenadora da Defensoria Pública Especializada de Proteção aos Direitos Humanos; Gianna Gerbasi, coordenadora executiva das Defensorias Especializadas, o diretor geral da Defensoria Frederico Wenceslau e a assessora de comunicação Carla Ferreira.
Maria Alice parabenizou a ação da instituição durante os plantões realizados no ano passado, e destacou que, este ano, o observatório terá um formato mais prático, visando auxiliar na elaboração e aperfeiçoamento de políticas públicas no Carnaval, voltadas para a proteção da mulher.
O observatório iniciará na próxima semana cursos de formação com agentes envolvidos na folia, como os gerentes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (SETEPS), fiscais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), guarda municipal, entre outros, incluindo os defensores públicos.
A defensora geral sugeriu uma atuação mais sistêmica do observatório, através de avaliações diárias durante a folia visando um retorno mais efetivo para o cidadão e um aperfeiçoamento direcionado a partir do que é observado diariamente. “É preciso uma reunião antes do Carnaval para termos uma visão geral da atuação de cada órgão parceiro”, sugeriu Tereza Cristina
A Defensoria Pública pretende ampliar a atuação durante o Carnaval, concentrando o atendimento na sede do Canela, mas em áreas diversas, não apenas através da Central de Atendimento a Flagrantes como vem sendo usualmente nos últimos anos. Além disso, vai buscar uma mobilidade através de rondas itinerantes nos postos policiais. A estrutura e formato de atuação serão decididos em reunião que ocorrerá ainda esta semana.