COMUNICAÇÃO

Defensoria visita casa de abrigamento e conselhos tutelares no carnaval

18/03/2015 15:25 | Por

A Defensoria Pública da Bahia visitou na manhã desta sexta-feira, (13), conselhos tutelares próximos aos circuitos do Campo Grande e Barra/ Ondina além da Escola Municipal Permínio Leite, local que tem funcionado como abrigo provisório para crianças durante a festa. As visitas tiveram o objetivo de conversar com os conselheiros tutelares sobre o trabalho desenvolvido pela DPE especialmente no plantão da festa bem como verificar a situação dos pontos escolhidos pela Prefeitura como unidades de abrigamento para crianças e adolescentes.

Na Escola Municipal Permínio Leite, no Largo Dois de Julho, as defensoras públicas Laise Leite e Maíra Passos conversaram com o secretário municipal de Promoção Social – SEMPS, Henrique Trindade, e com a assistente social, Fabiana Carvalho, responsável pelo local. A representante municipal informou às defensoras o funcionamento do abrigo: horários em que as refeições são servidas, locais onde as crianças dormem, espaços onde praticam as atividades de lazer e recreação, além das orientações oferecidas aos pais ao deixarem os filhos no local, que conta atualmente com 20 crianças acolhidas, embora a capacidade seja de 100.

Já o secretário explicou as regras para o abrigamento na escola. É preciso que a criança possua de 0 a seis anos, seja filho de ambulantes cadastrados previamente pela prefeitura, ou que tenham sido encaminhadas por conselheiros tutelares e identificadas em situação de vulnerabilidade. Pai de duas meninas, o ambulante Franklin de Jesus Lucas foi um dos que procurou a escola para deixar as filhas enquanto trabalha no carnaval em uma barraca da tia, no Campo Grande. Com dois e três anos de idade, as meninas foram deixadas pela mãe e não tinham com quem ficar durante a festa. Para o ambulante, o abrigo foi a única opção encontrada para evitar que as filhas permanecessem no circuito junto com ele.

De acordo com Henrique Andrade, a prefeitura disponibilizou, além da Escola Permínio Leite, três centros temporários de convivência, localizados no Colégio Estadual Senhor do Bonfim (Barris) – e que acolhe crianças/adolescentes de 7 a 17 anos, Creche Calabar (Calabar) – crianças de 0 a seis anos, e Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Wilson Lins (Ondina) – recebendo crianças/adolescentes sete a 17 anos, com capacidade para receber, juntas, até 360 crianças/jovens. As unidades funcionam de quinta a quarta – feira de cinzas (12 a 18 de fevereiro) em horário integral.

Outras visitas foram feitas aos conselhos tutelares localizados no Largo dos Aflitos, Rua Chile e Chame-Chame. Nesses locais, as conselheiras foram informadas do trabalho realizado pela DPE durante o carnaval e os números de contato onde, em caso de denúncias ou dúvidas, poderão ligar.

O plantão da Defensoria Pública acontecerá até a próxima quarta-feira (18), na sede do Canela, localizado à rua Pedro Lessa, nº 123. Os telefones para contato em caso de dúvidas são: 3117-6917 e 3117-6918.