COMUNICAÇÃO
Defensoria visita república destinada às pessoas em situação de rua em Salvador
O espaço está previsto para ser inaugurado no início de agosto e terá capacidade para aproximadamente 50 pessoas
A defensora pública Fabiana Miranda, acompanhada de representantes da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão - SETAD e do Movimento da População de Rua, realizou na manhã desta quinta-feira (19), uma visita à Casa de Pernoite, no bairro de Roma e à república, em São Caetano, ambas em Salvador e voltadas para pessoas em situação de rua.
Na ocasião, foram discutidas mudanças a serem postas em prática na Casa de Pernoite, além de políticas públicas para pessoas em situação de rua. Também foram discutidas formas de encaminhamento para oportunidades de trabalho e procurando formas de cobrar do município assistência adequada, solucionando as demandas.
Segundo a defensora Fabiana Miranda, esta visita serviu também como preparativo para a Semana da População de Rua, a ser realizada entre os dias 13 e 19 de agosto. No dia 14, está prevista uma audiência pública voltada para a população em situação de rua. Antes, no dia 24 de julho, haverá uma reunião entre representantes da Defensoria Pública, SETAD, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza - SEDES, Bahia Acolhe e Câmara Municipal para discutir a política pública.
Para a defensora pública, o papel da Defensoria é cobrar políticas voltadas a essa fatia da população: “Vamos incluir medidas protetivas e básicas que são direito de todo ser humano, para, a partir daí, cobrar ações efetivas do estado e município”, afirmou Fabiana Almeida.
Sobre a república, o representante do Movimento da População de Rua de Salvador, Vânio Borges, diz ser a realização de um sonho. “Me sinto um ser humano com dignidade. Ter nosso espaço nos dá orgulho. Só quem vive ou viveu nas ruas sabe a grandiosidade disso”, declarou ele. O espaço está previsto para ser inaugurado no início de agosto e terá capacidade para aproximadamente 50 pessoas.