COMUNICAÇÃO

Defensoria volta ao bairro do Calabar, em Salvador, com segundo dia de atividades da DCI

03/05/2019 17:12 | Por Leonardo Santos (estagiário)

Itinerância, que ocorre sempre às sextas-feiras, atendeu cerca de 15 pessoas

A comunidade do bairro do Calabar, em Salvador, voltou a receber nesta sexta-feira, 3, atividades da Defensoria Cidadã Itinerante – DCI. A ação leva à população menos favorecida os serviços da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, e se aproxima cada vez mais da sociedade civil.

A pensionista Marli Reis, 61, soube da itinerância por meio da base comunitária do bairro e essa foi a primeira vez que ela buscou atendimento na DPE. “É a primeira vez que eu procuro a Defensoria e achei nota dez. Assim que soube, vim procurar atendimento e agora já vou sair daqui indicando para todo mundo”, comentou Marli Reis.

Insatisfeito com seus serviços bancário e telefônico, o autônomo José Raimundo, 63, foi buscar orientação para garantir os seus direitos como consumidor. “O pessoal da base me informou que a Defensoria estaria aqui, e estou tendo uns problemas com duas instituições privadas. Como já tive alguns problemas resolvidos na DPE no passado, vim resolver mais esses. É um trabalho muito importante para nós, que temos menos condições. Se não tivesse a Defensoria para me defender, elas (instituições privadas) iriam fazer o que quisessem”, declarou Raimundo.

A Defensoria Cidadã Itinerante – DCI

O projeto Defensoria Cidadã Itinerante – DCI leva orientação jurídica nas áreas de família, saúde, cível, direitos humanos, criminal, infância e adolescência, tutelas coletivas, reconhecimento de paternidade através do exame gratuito de DNA (previsto na Ação Cidadã Sou Pai Responsável), dentre outras assistências.

A primeira atividade em 2019 da Defensoria Cidadã Itinerante ocorreu na última sexta-feira, 26, no próprio bairro do Calabar. Outra ação da DCI está marcada para acontecer na próxima sexta, 10, novamente no Calabar.