COMUNICAÇÃO

Defensoria volta ao bairro do Rio Sena com a Defensoria Cidadã Itinerante – DCI

05/07/2019 11:37 | Por Leonardo Santos (estagiário) - Revisado por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Ao todo, 20 pessoas foram atendidas no primeiro dia da itinerância

Na manhã desta sexta-feira, 5, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve presente na Base Comunitária do bairro Rio Sena, subúrbio de Salvador. Esta foi a retomada das atividades da Defensoria Cidadã Itinerante – DCI, um projeto que leva orientação jurídica nas mais diversas áreas de atuação da Instituição.

A coordenadora da Especializada de Família da DPE/BA, Tatiane Ferraz, reforçou que a Defensoria deve ir na comunidade, e não apenas a comunidade ir até a Defensoria, porque isso facilita até mesmo a questão do transporte, que, muitas vezes, é um impedimento para o assistido. “A itinerância leva os direitos, a cidadania e a possibilidade daquelas pessoas terem acesso à justiça. Estar nas comunidades é fundamental para fortalecer e divulgar ainda mais o nome da Instituição”, ressaltou Tatiane Ferraz.

Para o capitão da Base Comunitária, Cledson Santos, a presença da Defensoria no bairro é de grande importância, visto que a comunidade é muito carente e, na maioria das vezes, não tem acesso a serviços básicos. “Esse tipo de parceria sempre vem agregar, porque as pessoas conseguem informações e serviços essenciais que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade. De certa forma isso repercute na segurança pública. A medida que a comunidade tem seu índice de qualidade elevada, isso a médio e longo prazo, repercute porque as gerações futuras já tem uma assistência maior”, ressaltou.

Os assistidos se mostraram muito satisfeitos com a Defensoria no bairro, como a cuidadora de idosos Edmara Santos, que declarou estar muito feliz com o atendimento recebido: “É a primeira vez que eu tenho contato com a Defensoria. Fiquei sabendo que estariam aqui através de uma amiga e vim buscar orientação sobre a pensão para meus filhos. Achei ótimo que vocês estão aqui, como estou cuidando de uma senhora, facilitou e muito a minha vida”.

A professora Lidiane Barbosa também ficou muito satisfeita com os serviços da Instituição: “Vim buscar atendimento para questões de divórcio e regularização de visitas e gostei muito do atendimento. O fato de ser perto de casa facilita bastante. Eu achei o atendimento bem rápido, até mesmo de uma outra vez quando precisei fazer o agendamento pelo site. Eu achei bem prático”.

A DCI volta ao bairro no próximo dia 12, sexta-feira.