COMUNICAÇÃO
Defensorias da Bahia e Ceará vão compartilhar sistema Sacada
A Defensoria Pública da Bahia e a Defensoria Pública do Estado do Ceará firmaram Termo de Cooperação Mútua que tem por objetivo a cessão, por parte da DPGE CE, do código fonte do programa de informática denominado Sistema de Acompanhamento de Crianças e Adolescentes Acolhidos – SACADA. No Ceará, o sistema prevê visitas semanais e periódicas do Núcleo de Atendimento da Defensoria a Infância e Juventude (Nadij) aos abrigos de crianças e adolescentes em Fortaleza, com o objetivo de verificar a situação processual de cada acolhido.
Segundo o defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, a parceria com a Defensoria do Ceará atende sugestão da Curadoria da Defensoria baiana, que desenvolve o projeto Acolher em Salvador, que prevê a atenção integral às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (Leia aqui). "As Defensorias têm compartilhado os seus projetos inovadores e bem sucedidos, pois temos o objetivo de fortalecer ainda mais a assistência que prestamos à população hipossuficiente", destacou.
Desenvolvido pelo defensor público do Ceará, Tibério Augusto, o SACADA permite acompanhar a situação individual de cada acolhido. O objetivo é aumentar o número de informações disponíveis sobre a realidade destes menores para que a Defensoria possa agilizar providências ou encaminhar as questões que não são de sua competência a outros órgãos. O projeto foi premiado pelo Instituto Innovare, 2013, na categoria Defensoria Pública.