COMUNICAÇÃO

Delegacia Especial de Atendimento a Mulher completa 25 anos

23/11/2011 19:14 | Por

Na manhã desta terça feira (22) a Defensoria Pública do Estado da Bahia esteve presente na homenagem de 25 anos da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam), realizada na Assembleia Legislativa, por iniciativa da deputada Luiza Maia, presidente da Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia. Na ocasião, foram divulgados resultados do trabalho desenvolvido pelas Deam's e lançada a campanha de dos 16 dias de ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A defensora Firmiane Venâncio, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria integrou a mesa junto a outras autoridades.

Fundada em outubro em outubro de 1986, com decreto em abril do mesmo ano, a Deam possui atualmente 15 unidades em todo estado, sendo que quatro estão na Região Metropolitana, nos bairros de Brotas e Periperi e nas regiões de Candeias e Camaçari. "Cerca de 120 mil registros foram feitos ao longo desses 25 anos e mais de 30 mil atendimentos psicossociais realizados", afirmou a delegada titular da Deam de Brotas, Marilda Marcela. Para ela, a Delegacia é o modelo de política de segurança pública na Bahia que cumpre seu papel. "Os dados registram o grau de profissionalismo e compromisso de trabalho dos profissionais da Delegacia", ressaltou Marilda.

Para a defensora, Firmiane Venâncio, a relação da Defensoria com a Deam é de intermediação. "Todas as situações que se iniciam com o registro da ocorrência se desdobram nas Varas de Violência Doméstica, em que a Defensoria atua. Seja na defesa da mulher ou do agressor. A Defensoria tem contado ao longo dos anos com o apoio incondicional das delegacias que funcionam na capital e interior. Temos que lutar mais para colocarmos estas unidades como prioridade", completou. Segundo a Diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, Heloísa Brito, a atuação da Deam deve ser na base da conscientização. "É preciso que o agressor seja conscientizado, é preciso que os nossos filhos sejam criados com a perspectiva diferenciada. Precisamos mudar a cultura de que o homem pode ser superior à mulher em algum momento, somos todos iguais e estamos juntos para fazer uma sociedade melhor", completa.

Para deputada Luiza Maia, as iniciativas da Deam nesses 25 anos foram de fundamental importância. "Ela veio como um instrumento concreto, sem ela as leis continuariam no papel", completa. A Deam desenvolve serviços especializados, dentre eles palestras e atividades, realizadas para comunidade pelo comando da policial e coordenadora de eventos da delegacia de Brotas, Celeste Bispo. "As atividades são desenvolvidas para trazer a comunidade para mais perto da polícia", diz. Segundo Celeste, parcerias com instituições como SENAC e SEBRAE são efetivadas para realização de cursos para os moradores. "Há um resgate de dignidade das pessoas que se sentem úteis e importantes", completa Marta Patrício, integrante do Coral da DEAM.