COMUNICAÇÃO

Delegacias da Mulher terão acompanhamento intensivo de defensores públicos

14/10/2008 15:22 | Por

A Defensoria Pública vai realizar um trabalho direcionado às unidades da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) instaladas em Salvador e no interior do Estado. A informação foi destacada pela defensora pública-geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, após a solenidade de inauguração da Deam em Periperi ocorrida hoje pela manhã, terça, 14, na própria sede, situada no mesmo local da 5ª Circunscrição Policial, Rua Frederico Costa, nº 10.

Segundo Tereza Cristina, a intenção é implementar plantões rotineiros de defensores nas unidades visando potencializar o atendimento na área. A defensora Firmiane Venâncio, subcoordenadora da Defensoria Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, colocou que este trabalho será em consonância com o funcionamento das varas especializadas que estão sendo instaladas. A instituição pretende instalar, até o final do ano, um núcleo especializado para atender esta fatia populacional.

A solenidade de inauguração da segunda Deam da capital baiana contou com a presença do governador do Estado, Jacques Wagner, do secretário da Segurança Pública, César Nunes, da secretária de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros, entre outras autoridades. Segundo a secretária Luiza Bairros, a inauguração da Deam de Periperi não é resultado de um trabalho restrito à área de Segurança Pública, visto que se trata da proteção do direito humano da mulher. "É de mulheres emponderadas que precisamos para baixar os índices de mortalidade infantil e aumentar os índices de escolaridade da população".

Em sua fala, o governador Jacques Wagner destacou que o ato é mais um passo na luta contra o processo de discriminação e de violência contra as mulheres, o que só pode ser combatido com punição e conscientização. "Não adianta pedir a paz na rua se dentro de casa, o marido, os filhos, tratam a mulher de forma truculenta", ressaltou acrescentando que a sede da 5ª Delegacia será o primeiro espaço físico em que será trabalhado o conceito de sinergia entre as polícias Civil e Militar. E falou ainda sobre a importância da parceria com outros órgãos, citando entre eles a Defensoria Pública.

De acordo com o governador, 30% das ocorrências registradas na Deam de Brotas são referentes a casos provenientes do bairro de Periperi. Por isto, esta localidade foi escolhida para abrigar as instalações da segunda unidade especializada para a mulher em Salvador, a 15ª no Brasil.