COMUNICAÇÃO
Denúncias contra pai das crianças de Monte Santo são verificadas pela Defensoria
Após intervir como curadora especial das cinco crianças retiradas dos pais biológicos na cidade de Monte Santo, no sertão baiano, a Defensoria Pública da Bahia passa a atuar também na defesa de Jerôncio Sousa, pai das crianças baianas. Designada pela defensora pública geral, Célia Padilha, a defensora pública Marta Torres, autora do documentário SER-TÃO INOCENTE - que trata do caso - viajou até a cidade nesta segunda-feira (17), para acompanhar a situação tanto dos processos criminais em que Jerôncio figura como réu, quanto dos que ele ingressará como queixa crime.
As informações colhidas pela defensora, de pessoas próximas à família na cidade, servirão para verificar a denúncia feita em matéria veiculada em um canal de televisão, de que as crianças sofreriam maus tratos dos pais biológicos e de que Jerôncio já responde a processos criminais, entre eles, o de violência sexual.
Após a visita desta segunda-feira à Monte Santo, Marta Torres, no entanto, já adiantou as primeiras informações apuradas. "O que verificamos até agora é que se trata de acusações falsas. Jerôncio não foi condenado por nenhum crime sexual, nem o boletim de ocorrência referente a novembro deste ano narra um fato de tentativa de estupro. Também os documentos oficiais não atestam maus tratos das crianças. Estamos peticionando para obter o direito de resposta urgentemente, a fim de recompor a honra e dignidade desses cidadãos", destacou a defensora.
Ainda durante a visita, uma audiência extrajudicial foi realizada e videodocumentada, o que será juntado ao processo.
As crianças de Monte Santo já retornaram à cidade natal, após passarem por um período de convivência com a mãe biológica em um abrigo de São Paulo. A decisão do juiz titular da comarca de Euclides da Cunha, Luiz Roberto Cappio, determinando a revogação da guarda provisória das crianças, seguiu a linha da petição produzida pelas defensoras públicas Laíssa Souza e Mariana Tourinho, que pedia o retorno dos filhos da dona de casa Silvânia Silva e de Jerôncio Sousa.
SOBRE O DOCUMENTÁRIO
O Documentário “SER-TÃO INOCENTE: As crianças de Monte Santo”, narra a história das crianças levadas de sua família, em um processo irregular de guarda provisória. O vídeo, já disponível no youtube, mostra o que aconteceu com a família biológica em Monte Santo enquanto as crianças foram postas sob a guarda provisória das famílias em São Paulo. Para acessar o link e assistir ao documentário “SER-TÃO INOCENTE: As crianças de Monte Santo”, clique aqui.