COMUNICAÇÃO
Deputado Zilton Rocha é homenageado por defensores
Em reconhecimento ao apoio que sempre receberam do deputado estadual Zilton Rocha na trajetória pela autonomia e fortalecimento da instituição, a Defensoria Pública e a Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia prestaram homenagem ao parlamentar na noite de ontem, 11, no auditório da DPE, no Canela. Uma placa de agradecimento lhe foi entregue, ressaltando a ética e a moral que têm marcado a sua conduta na Assembléia Legislativa da Bahia. A esposa do deputado, Normélia Monteiro Rocha, também recebeu flores.
Segundo a defensora geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, o deputado Zilton Rocha sempre foi um parlamentar que ofereceu palavras amigas e sinceras, que teve um comportamento ético no acompanhamento da luta dos defensores. Laura Fabíola Amaral Fagury, presidente da ADEP-BA, destacou que o parlamentar foi o primeiro que procurou saber o que era a Defensoria de fato e que sempre compartilhou da importância de a instituição ser fortalecida. Como hoje, 12, é o último dia do seu mandato parlamentar e dia da votação do orçamento do Estado para 2008, Laura Fabíola pediu apoio para garantir mais recursos para a Defensoria.
Pedagogo com formação também em Direito, professor de Geografia por muitos anos, Zilton Rocha deixa suas atividades legislativas - três mandatos de deputado estadual e um e meio como vereador - para assumir uma nova função na quinta-feira, 13: conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Ao falar para os presentes na noite em sua homenagem, contou que quanto mais contato fazia com a Defensoria, conhecendo suas ações, mais se entusiasmava, se solidarizava e se determinava a apoiar a busca dos defensores por melhores condições de trabalho e de salário. "Isso beneficiaria também a sociedade, que teria maior acesso à Justiça", destacou.
O deputado assegurou que a fortalecimento da Defensoria é uma necessidade reconhecida pelos demais poderes. Já ouviu de juízes e promotores que as comarcas que têm defensores funcionam melhor. "Em meu último dia na Assembléia Legislativa, quero acompanhar a votação do orçamento e, se possível, colocar a pena (caneta) para garantir mais recursos para a Defensoria", declarou. Sobre suas expectativas para o TCE, Zilton Rocha disse que vai julgar sem opiniões pré-concebibas: " vou continuar o que sempre fui". Para a DPE e a ADEP-BA, sempre foi um homem com ética e honra.
MENSAGEM DA PLACA DE AGRADECIMENTO.
Zilton Rocha
Nos caminhos que trilhamos, a ética nos leva à evolução, a honra reveste de luminosidade o homem em suas atitudes e pensamentos e a gratidão perpetua os benefícios recebidos, estendendo-os aos que estão em nosso círculo de ação pessoal e profissional. Ao longo do exercício de um mandato parlamentar, V.Exa. esteve vestido de ética e honra, defendendo direitos essenciais a pessoas e de instituições que cuidam de pessoas, como a Defensoria Pública. Que essa roupagem invisível, inerente dos homens de bem, o acompanhe em sábios e justos julgamentos no Tribunal de Contas do Estado.
Salvador, 11 de dezembro de 2007
Tereza Cristina Almeida Ferreira Laura Fabíola Amaral Fagury
Defensora pública-geral da Bahia Presidente da ADEP-BA